Esportes

10 dicas para voltar aos treinos depois das férias de inverno

Comentário(s) 10 agosto 2019

atividade fisica

Não há nada melhor do que o exercício físico para se manter em movimento e saudável. Então, retomar aos treinos após um período de férias é uma boa opção. Tenha em mente que esse tempo de descanso físico e mental é importante e permite que você volte a se exercitar com muito mais motivação. O educador físico da SELFIT Academias Rafael Oliveira traz 10 dicas para quem está retornando ou iniciando a rotina de exercícios físicos. Confira:

Prudência

É essencial que a pessoa faça uma avaliação antes de iniciar uma atividade e procure sempre o acompanhamento de um profissional qualificado para montar seu programa de treinamentos. 

Retorno gradativo

É importante voltar aos poucos para a rotina de exercícios, ou seja, fazer a progressão do nível de intensidade ou volume do treino de forma gradativa.

Treinos mais indicados

Os exercícios que envolvam vários grupos musculares são os mais indicados para quem está retornando ou iniciando a rotina de treinos, uma vez que eles evitam que sobrecarregue o corpo e são ideais para retomar o antigo ritmo e nível de condicionamento.

Paciência

O aquecimento é muito importante antes de iniciar o treinamento, já que o corpo precisa entender depois de muito tempo que a pessoa está retomando a rotina.

Ritmo

É comum o cansaço neste retorno já que o corpo não está mais acostumado com a rotina de antes. Portanto, retorne no seu ritmo e de acordo com seus objetivos.

Alimentação

É importante manter uma alimentação balanceada de acordo com seus objetivos nos treinos.

Descanse

Durante as férias, não necessariamente descansamos o suficiente com sonos muito regulares, já que é comum sair totalmente da rotina. Mas, com o retorno, regularizar o relógio interno, voltando a fazer tudo nos horários habituais, pode fazer toda a diferença no rendimento dos treinos.

Seja justo

Estabelecer metas justas e realistas no programa de treinamento – seja perder peso, participar de uma competição ou qualquer outra que seja – é essencial para que atinja seus objetivos.

Calma

Não terminar os treinos de forma abrupta. Aproveitar para avaliar se o treino está adequado e dar o feedback para o treinador para possíveis ajustes.

Hábito

E por último, você sabia que 21 dias é o tempo que precisamos para tornar algo um hábito? Portanto, se a pessoa conseguir manter-se ativa por esse período após as férias, a chance de continuar no programa de treinamentos é maior.

Ainda segundo o educador físico, é importante seguir um programa de treinamento, mesmo que mais simples e que possa ser executado em qualquer lugar.

 

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica