Saúde

A importância da Psicoterapia

Comentário(s) 17 dezembro 2016

depressao

Poderíamos enumerar diversas situ­ações, como a exigência do mundo em função do “ter”, a falta de tem­po para o lazer, pouco contato com amigos, o corre-corre diário e a tecnologia, que po­dem gerar angústia, depressão, medo, into­lerância, preocupação e ansiedade.

Livres de qualquer preconceito, de que “psicólogo é coisa de louco” ou, ainda, “não vou falar de mim para outra pessoa”, é que surge a figura do psicólogo, podendo, por meio de sua escuta atenta e de sua análise precisa, incondicional e técnicas específi­cas, auxiliar aquele que necessita de ajuda para curar sua alma que sofre.

Segundo a OMS, a depressão atinge uma em cada quatro pessoas, e em 2020 essa do­ença será a que mais incapacitará indivídu­os. Só no Brasil estima-se que 17 milhões de pessoas estão diagnosticadas. Mais de 120 milhões sofrem com a patologia no mun­do, para a qual não há uma causa específi­ca, porém estudos revelam que é causada por fatores genéticos, ambientais e bioló­gicos (fonte: http://sites.unicentro.br/jor­nalagora/). Quando há caso diagnosticado na família, haverá grandes chances de de­senvolver a doença.

Por isso a importância do cuidar-se, e a ajuda da Psicoterapia para que possa rees­crever sua história, emoções e sentimentos, mantendo assim sempre o interesse pelo desenvolvimento pessoal.

Por meio da Psicoterapia o indivíduo en­tra em contato com seu interior, conhecen­do-se melhor. Quando há o interesse no au­toconhecimento, em se ajudar e manter a autoestima, aumenta-se muito as chances de conseguir a evolução, de sentir-se mais maduro e confiante para enfrentar os pro­blemas do dia a dia, pois os pensamentos e sentimentos ganham uma organização e um sentido lógico.

Ganhos obtidos pelo indivíduo no pro­cesso: promoção de uma saúde melhor, me­lhoria da qualidade de vida, que possibili­ta mudanças. É um método que ajuda mui­to na elaboração e entendimento das an­gústias e promove recursos para que o pa­ciente possa lidar melhor com seus confli­tos internos.

Faça o melhor por você e pela sua vida!

Priscila Thais Camargo de Almeida é psicóloga (CRP 06/76700).
Tel. (11) 97229-4756

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica