Esportes

A importância de manter massa muscular para longevidade

Comentário(s) 06 dezembro 2019

musculacao longevidade

O processo de envelhecimento acarreta em uma perda de massa muscular natural, conhecida como sarcopenia, que tende a trazer dificuldades na rotina dos idosos. Pessoas sedentárias e que não ingerem uma quantidade suficiente de proteínas por dia podem acabar sofrendo sérias consequências com a perda dos músculos na terceira idade.

Em estudo divulgado na última semana, pesquisadores da USP avaliaram dados de 839 pessoas com 65 anos ou mais para analisar como a quantidade de músculos influencia na longevidade de cada um. Eles concluíram que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular. Entre os homens com menos massa muscular, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior.

A boa notícia é que a sarcopenia é um problema que pode ser evitado e até mesmo revertido com a prática regular de exercícios físicos.

“A melhor atividade para estimular a integridade e a função do aparelho locomotor são os exercícios resistidos, mais conhecidos como musculação, que ajudam a aumentar a massa muscular, melhora a circulação sanguínea e o equilíbrio”, explica a profª de musculação Viviane Lopes Carvalho, especialista do departamento Master da Academia Ecológica Ecofit.

Segundo a especialista, com uma frequência de duas a três vezes por semana, já é possível ter bons resultados. “A perda da massa muscular leva o idoso a ter dificuldades de realizar tarefas básicas do dia a dia, como subir uma escada, carregar uma sacola de compras, levantar de uma cadeira. A musculação ajuda a retardar esses problemas que começam a aparecer depois dos 60 anos”.

Viviane alerta, no entanto, para o cuidado que todo idoso deve ter ao iniciar uma atividade física. “É muito importante passar por um treino de adaptação, iniciar com cargas leves, para o corpo se acostumar com a rotina de exercícios. Sempre bom lembrar, também, que o acompanhamento de um profissional de Educação Física é fundamental”, conclui.

 

Para atender esse público que procura por uma longevidade saudável e com qualidade de vida, a Academia Ecológica Ecofit possui o departamento especial Ecofit Master, que é um programa totalmente focado para pessoas com mais de 60 anos, com uma proposta que engloba diferentes atividades físicas, planejadas para garantir aos alunos autonomia em tarefas diárias, e que contam com o auxílio de uma equipe altamente especializada nesta faixa etária.

Edição 251

Dezembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica