Esportes

A importância do pilates na gestação e pós-parto

Comentário(s) 02 maio 2018

Quando a mulher engravida, o corpo dela passa por constantes mudan­ças, e o pilates ajuda a trazer saú­de, equilíbrio e conforto, respeitando a in­dividualidade de cada mamãe, trabalhando de forma global o fortalecimento muscular e a flexibilidade.

Lais Giollo pilatesVamos citar alguns benefícios para as ma­mães: auxilia na postura; reduz dores gerais, como dor nas costas; melhora o sono; o forta­lecimento pélvico auxilia no parto; ajuda no controle da respiração; melhora a circulação; auxilia na recuperação pós-parto.

Após o feliz momento do parto, o pilates também é importante para as mamães. Nessa fase do puerpério (6 a 8 semanas após) as mo­dificações que ocorreram durante a gravidez vão retornando aos poucos, e o pilates auxilia com o trabalho de respiração, coordenação, consciência corporal, flexibilidade e concen­tração na recuperação do assoalho pélvico e da musculatura glútea principalmente.

Vamos agora citar alguns benefícios que o pilates traz para as mamães no pós-par­to: ajuda na postura, principalmente nessa fase onde a mamãe carregará muito seu be­bê; fortalece o abdômen; recupera a forma física, mesmo com exercício simples e carga baixa, devido à fra­gilidade em que o corpo da mamãe se encontra, esses exercícios auxiliam na queima de calo­rias; recupera a for­ça muscular e me­lhora o equilíbrio; ajuda a evitar a de­pressão pós-parto; alivia dores do pós-parto; melhora a qualidade do sono.

Ou seja, o pilates tanto no pré quanto no pós-parto promove para as mamães uma sen­sação de prazer e bem-estar nesse momen­to tão importante, além de muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Se você quer engravidar, já está gravidinha, ou acabou de ter neném não perca tempo, converse com seu médico agende uma aula experimental, e venha conhecer o pilates!

Por Laís Buoro Giollo, bacharel em educação física pela ESEF; pós-graduada em pilates pela Estácio; pós-graduanda em medicina esportiva. Seu estúdio fica na Rua Colégio Florence, 20, Jd. Primavera, Jundiaí, SP. Tels. 11-99321-6533, 3395-8111

Edição 232

Maio 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica