Esportes

Abdominal faz diferença no seu treino e no dia a dia

Comentário(s) 15 janeiro 2019

exercicio abdomen

O abdômen é um dos maiores músculos do corpo e um dos responsáveis pela sustentação da coluna. Por esse motivo, ele tem grande responsabilidade no resultado do seu desempenho no treino e até na facilidade, ou não, de realizar movimentos do dia a dia. É por isso que fortalecer essa região do corpo regularmente, com exercícios específicos para ela, é tão importante.

A professora da Smart Fit, Damaris Dias, explica que para ter sucesso no treino de força e de membros superiores é preciso ter o eixo central do corpo bem fortalecido. “A força realizada nesses exercícios parte do centro do corpo para as extremidades, por isso, ter um abdômen bem fortalecido vai facilitar a execução dos movimentos”, explica a educadora física.

O treino de abdominal também contribui para estabilizar a postura e melhorar a consciência corporal para realizar movimentos de musculação e também de treino funcional. O agachamento com peso nas costas, por exemplo, utiliza a força não só das pernas, mas também do abdômen para equilibrar o corpo e mantê-lo ereto. Até para quem joga futebol, por exemplo, o desempenho será melhor, pois o chute da bola vai ser mais forte quando essa região do corpo é fortalecida.

Ter a musculatura do abdômen fortalecida também facilita qualquer movimento que você for fazer no seu dia a dia, além de melhorar a postura durante a sua jornada de trabalho e evitar dores na lombar e nas costas. “Treinar abdômen não faz bem apenas para a estética, mas sim para garantir o sucesso dos seus treinos”, comenta a profissionL.

O ideal é incluir exercícios de abdômen ao seu treino, em dias alternados para dar o tempo mínimo de descanso que a musculatura precisa. “O descanso é necessário para evitar lesões e ajudar no ganho de força e hipertrofia”, finaliza Damaris.

Edição 241

Fevereiro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica