Saúde

Acupuntura e moxa contra os males do inverno

Comentário(s) 02 agosto 2016

Eunice T. Bonassi

Eunice T. Bonassi

O inverno é a estação em que a natureza hiberna, segundo a medicina chinesa. E nós devemos acompanhar seu ritmo. A acupuntura e a moxa possibilitam um tra­tamento específico para prevenir e combater os ma­les do inverno, mantendo o equilíbrio corporal.

Depois da caída das fo­lhas no outono, as árvores entram em repou­so, preparando a nova geração de flores e fru­tos, a primavera, com a energia conservada no inverno. As sementes armazenam forças para brotarem. Os animais se recolhem.

Assim como a natureza é dentro de nós. No inverno, temos necessidades de nos re­colher, nos tornamos mais introspectivos e tendemos a ser mais silenciosos. O corpo ne­cessita de maior quantidade de energia pa­ra manter a temperatura corporal em níveis adequados.

O inverno é regido pelo elemento água e está relacionado com os rins e bexiga e tam­bém com a força vital que flui por todo o cor­po. No inverno, a água está desgastada devi­do à seca do outono e pelo seu uso intenso na primavera e verão. A água é o elemento que gera e mantém a vida, sendo que 75% do nosso corpo são constituídos de água. Ela é a essência da vida.

Para entrarmos em equilíbrio, devemos dormir mais, praticar atividades menos in­tensas, economizando o gasto de energia. Na alimentação, diferente do que se pensa, os alimentos pesados exigem mais do me­tabolismo e tendem a usar maior quantidade de ener­gia para ser digeridos, en­fraquecendo o organismo.

As nozes, castanhas e se­mentes são altamente re­comendadas devido aos níveis exatos de gorduras, nutrindo, aquecendo e ele­vando a energia corporal. As frutas cozidas são al­ternativas para os doces. O gengibre, o cravo e a canela são também óti­mas opções, além dos caldos e sopas e cozi­dos em geral. A ingestão de líquidos não deve ser esquecida, inclusive os chás, que além de hidratar, mantêm a temperatura corporal.

Quando seguimos em conformidade com a natureza, preservamos nossa saúde. O inver­no é de natureza Yin, diminuindo a energia Yang, portanto, desequilibrando o organismo e provocando sintomas como fraqueza, lenti­dão, frio e ligeira depressão, entre outros.

A acupuntura é uma terapia que equilibra e estimula a circulação energética e sanguí­nea nos meridianos, fortalecendo os rins, e combatendo outros problemas comuns des­sa estação.

Acompanhando o ritmo da mãe nature­za vamos vivenciar os benefícios do inver­no e curtir essa agradável estação com tu­do de bom que ela nos proporciona e a que temos direito.

Artigo da educadora física, massaterapeuta e acupunturista constitucional a laser desde 1992, Eunice Torricelli Bonassi. Contatos: 11-4587-8613, 96488-0503

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica