Saúde

Ansiedade, um mal que incomoda muita gente

Comentário(s) 28 abril 2018

A ansiedade pode lhe fazer sentir al­guns sintomas como dores de cabeça, no peito e de barriga, suor, tremores, medo de enfrentar alguma situação, falta de concentração, insônia, mais desejo por doces e carboidratos, levando a uma compulsão ali­mentar, e pode também ser uma influência da sua genética. Alguns desses sintomas podem vir isolados ou juntos e levar você a não conse­guir realizar tarefas sim­ples do seu dia a dia, co­mo trabalhar, estudar ou até mesmo se relacionar com as pessoas.

Quando algum dese­quilíbrio atinge o nosso organismo, seja físico ou mental, ocorre uma produção de radicais livres, que são moléculas reativas capazes de agir sobre as células, causando muitos preju­ízos ao organismo. Se a produção de radicais livres for maior que a capacidade de defesa do nosso organismo, ocorre um desequilíbrio conhecido como estresse oxidativo.

Algumas situações podemos mudar e con­trolar, mas outras não dependem de nós e po­dem levar algum tempo para reestabelecer o equilíbrio, exigindo persistência e paciência. Como um dos principais focos da terapia or­tomolecular consiste em prevenção com ali­mentação antioxidante individualizada, algu­mas mudanças no seu estilo de vida podem ajudar muito no controle da ansiedade.

Alimentos ricos em minerais, como magné­sio, aminoácidos (triptofano), vitaminas (prin­cipalmente a vitamina D), carboidratos com baixo índice glicêmico, uso de probióticos (pa­ra melhorar a saúde intestinal ), alguns fito­químicos e moduladores quânticos podem fazer a diferença no controle da ansiedade, evitando que você se torne dependente de medicações alopáticas.

Além disso, é funda­mental a prática de ativi­dade física que lhe dê prazer, principalmente aquelas que envolvem respiração profunda, dormir bem e controlar o ambiente diminuindo estímulos como celular, computadores, Tv.

A terapia ortomolecular pode lhe ajudar no controle, mas respeite as suas limitações e não espere que a ansiedade domine a sua vida e se torne um problema maior. Agende a sua consulta. Saiba mais: 11- 4521-6307. 

Por Íria Meleiro Abbas (CRT 31673), terapeuta ortomolecular/ bacharel biologia médica – Unesp/ técnicas meditativas /dietoterapia e fitoterapia da MTC – FMJ

Edição 232

Maio 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica