Saúde

Apneia Obstrutiva do Sono e Terapia com Aparelho Oral

Comentário(s) 08 julho 2016

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Dra. Denise Fernandes Barbosa

Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) ocorre quando os músculos relaxam duran­te o sono, permitindo que o tecido mole da garganta bloqueie as vias respiratórias. Como resultado, a AOS faz com que você pare de respirar vá­rias de vezes por noite. Ronco, so­nolência excessiva diurna, pro­blemas de memória, irritabili­dade, fadiga e insônia são sinais que você pode estar tendo devido à AOS. Se deixar sem tratamento, a AOS pode ser uma condição potencialmente fatal. Isso pode au­mentar o risco para outros problemas de saú­de graves, como hipertensão arterial, aciden­te vascular cerebral, doença cardíaca, diabe­tes, obesidade, depressão e impotência.

A terapia com o AO é uma opção de trata­mento eficaz e não invasiva para o tratamen­to de ronco e AOS durante o sono. Ele supor­ta a mandíbula em uma posição para frente para ajudar a manter abertas as vias aéreas superiores, evitando a AOS e o ronco.

Depois de diagnosticada e prescrita por um médico do sono, a AOS pode ser tratada por um dentista com experiência em Odon­tologia na Medicina do Sono, que fará um aparelho oral personalizado e ajustável, usando moldagens, medidas e mode­los de suas arcadas dentárias.

A terapia com o AO é confortá­vel, fácil de usar, silencioso, portá­til, conveniente para viagens e fácil de limpar.

Tratar ronco ou AOS com o AO pode ajudar nos sinais e sinto­mas auxiliando na qualidade de vida, podendo melhorar ainda mais quando houver comprometimento e aderência do paciente em relação ao uso do AO durante todas as noites.

A Odontologia do Sono pode melhorar o so­no, restaurar o estado de alerta, e revitalizar a saúde do paciente e de quem dorme ao lado.

Se tiver dúvidas e se suspeitar de AOS e ron­co, marque uma consulta. Nossa equipe da clí­nica Diagnóstico Funcional Bucal está pron­ta para responder suas perguntas sobre AOS, Odontologia do Sono e terapia com AO.

Artigo da dra. Denise F. Barbosa, cirurgiã-dentista e dentista do sono (CRO-SP 37.856).

Contatos: tels. 11-4521-9494 e 97647-5816

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica