Esportes

Aprenda a incluir atividade física na sua rotina

Comentário(s) 17 setembro 2019

Você acorda cedo, trabalha por horas, chega em casa e ainda tem que lidar com o jantar, a louça na pia e ainda tenta achar tempo para um momento de lazer. Parece que para seguir um estilo de vida saudável, você deveria abandonar tudo e passar o dia inteiro na academia. Bom, para agachamentoa maioria dos brasileiros, essa não é uma opção – tampouco é recomendado. E tudo bem, porque há outras formas de adotar um estilo de vida saudável sem comprometer sua rotina.

“É comum ouvir das pessoas que elas não praticam atividades físicas porque não têm tempo, ou não têm uma rotina estabelecida. Outra desculpa bastante frequente é o impacto financeiro, mas na verdade, se houver motivação, pode ser fácil superar esses obstáculos”, explica o nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta. “Independentemente de qual seja a realidade, há sempre pequenas mudanças para se mexer mais que todo mundo consegue fazer”.

Embora dados do Ministério da Saúde indiquem que o número de brasileiros que praticam atividade física em sua rotina tenha crescido, cerca de 14,2% e 13% de mulheres e homens, respectivamente, ainda são considerados sedentários. Para combater essa realidade, separamos algumas dicas de como se mexer mais ao longo do dia. Confira:

Em casa

Saia do sofá! Você esperou o dia todo para assistir seu programa de TV favorito, que tal usar essa oportunidade para fazer exercícios durante os intervalos do programa. Tente completar uma série de 20 agachamentos, abdominais, movimentos circulares com os braços ou o máximo de flexões que puder.

Ande mais Você provavelmente consegue levar sua cesta lotada de roupas sujas até a máquina de lavar de uma só vez. Mas para queimar calorias extras, faça várias viagens.

Abaixe toda vez que tiver oportunidade Quando algo cair, veja como uma oportunidade de trabalhar os músculos. Dobre seus joelhos e faça agachamentos.

Faça você mesmo Na sua casa, tente podar o jardim ou passar uma nova mão de tinta em um ou dois cômodos. Na cozinha, ao invés de usar um processador de alimentos ou comprar legumes higienizados e cortados, compre legumes frescos e corte você mesmo. Misture ingredientes usando uma colher ao invés de recorrer a uma batedeira elétrica.

No escritório

Treine na sua própria mesa Para fortalecer suas panturrilhas e músculos do abdômen – e sua postura – sente ereto e contraia seu abdômen enquanto levanta seus calcanhares até o ponto mais elevado possível. Trabalhe mais ainda suas panturrilhas e tornozelos alongando suas pernas e apontando seus pés para frente e para trás 20 vezes, depois faça movimentos circulares com seus pés e tornozelos 20 vezes.

Levante várias vezes Toda hora que atender o telefone, levante da sua mesa para se alongar e dar energia ao seu corpo. Tente deixar os documentos que você sempre utiliza em uma prateleira para ter que levantar toda vez que precisar deles.

Vá mais longe Comece a usar o banheiro mais distante da sua mesa. Reabasteça sua garrafa de água do outro lado sala. Programe um lembrete diário para dar uma volta no escritório.

Mexa-se antes de comer. Coloque seus lanchinhos na cozinha para que você precise se movimentar para pegar comida, e dê uma ou duas voltas pelo escritório antes de retornar à sua mesa.

Nas férias

Movimente-se no mar As possibilidades de exercícios aquáticos na praia são praticamente ilimitadas: nadar, surfar, passear de caiaque, caminhar na água.

Crie soluções na areia Não quer se molhar? Pegue alguns baldes e pás e construa grandes castelos de areia com as crianças. Escavar, jogar frescobol, vôlei ou futebol também são ótimas opções.

Dê férias ao seu carro Transforme uma excursão para a sorveteria em uma caminhada com a família. Ao invés de dirigir, ande até a loja para buscar as compras ou os lanches. Visite o parquinho mais próximo com as crianças e empurre-as no balanço ou faça barras.

Siga em frente com as escolhas saudáveis Defina pequenos objetivos de atividades e tente aproveitar cada oportunidade de se movimentar. Mude sua atitude em relação às tarefas que você tem que fazer e as transforme em um estilo de vida de escolhas saudáveis.

“Seja onde estiver, opte pelo que te faz mexer mais o corpo. Principalmente para quem é sedentário, essas pequenas ações são essenciais para mudar o estilo de vida”. O nutricionista também lembra que “tão importante quanto fazer exercícios, é saber respeitar seus limites e ter a orientação de um especialista após uma avaliação médica”.

 

Edição 249

Outubro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica