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Atividade física deve ser feita em todas as estações

Comentário(s) 23 abril 2019

academia

As estações mais frias são as épocas do ano que o público mais foge da atividade física, seja por preguiça, desânimo ou atividades de lazer. Contudo, nem todos sabem que as baixas temperaturas contribuem muito para o processo de emagrecimento. E isso acontece porque o corpo, no inverno, por exemplo, precisar se aquecer, e o mecanismo que o organismo exerce para essa ação faz com que as pessoas gastem mais calorias e consequentemente, emagreçam também!

De acordo com o professor da academia Bio Ritmo, Felipe Prado, a baixa frequência nas academias nesses períodos está muito ligada à motivação. Por isso, é importante sempre buscar um bom profissional que vai incentivar os alunos com uma rotina de treino que seja interessante para o participante, visando também a consistência, e não ausências.

“Precisamos tirar esse tabu que só o verão é uma estação para se ir à academia. Sei que no frio as pessoas ficam mais indispostas, mas diminuir a frequência nos treinos prejudica não só os resultados, mas também faz com que as pessoas deixem de aproveitar as peculiaridades de cada período, como o fato de se ter uma facilidade de perda de peso no frio”, ressalta Prado.

O educador físico ainda reforça que não existe um treino direcionado para cada período, porém, algumas modalidades trazem mais conforto àqueles que se sentem impactados pelo frio. Por outro lado, o professor afirma que nada disso funcionará caso a alimentação também não seja controlada. “É preciso tomar cuidado com a ingestão calórica, pois no frio, naturalmente sentimos mais fome e comemos refeições mais gordurosas. Mas, o ideal é que o aluno siga a dieta pré-estabelecida pelo nutricionista ou foque nos alimentos saudáveis, como os integrais e funcionais. Eles vão ajudar a repor as energias e manter a imunidade estável”, diz o educador.

Entre outras dicas gerais, Prado destaca a importância do aquecimento, “No outono e no inverno, o aquecimento é ainda mais importante porque vai ajudar a aumentar a temperatura do corpo e preparar as articulações para as sobrecargas dos treinos”, finaliza.

Edição 243

Abril 2019

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