Saúde

Atualidades em medicina e odontologia do sono

Comentário(s) 04 junho 2018

Dra. Denise e dr. Cristian

Dra. Denise e dr. Cristian

A importân­cia do sono para a saú­de, aprendizagem e desenvolvimento psi­comotor na infância e adolescência tem sido enfatizada na pesquisa pediátrica nas últimas duas dé­cadas e se tornou ca­da vez mais evidente que garantir um bom sono durante o de­senvolvimento é de fundamental importân­cia para uma vida mais saudável.

O congresso da IPSA 2018 – Internatio­nal Pediatrics Sleep Association, realizado no fim de abril em Paris, foi um fórum pa­ra os profissionais do sono de todo o mun­do que trabalham em rede e trocam pontos de vista, enquanto aprendem com a classe de pesquisadores mundial sobre os mais re­centes desenvolvimentos científicos e clíni­cos no campo.

No encontro se falou muito da necessida­de no sono na criança e suas consequências tanto nas questões das funções exercidas pela boca favorecendo o crescimento como desenvolvimento das vias aéreas, do desen­volvimento do comportamento cognitivo co­mo emocional, da importância da prevenção dos problemas respiratórios como dos pro­blemas de insônia, da importância do alei­tamento materno co­mo sua relação com as funções que a bo­ca exerce, dentre vá­rios outros temas, to­dos relacionados com a criança.

Além de ter tido a honra de partici­par do pré-congres­so com o prof. dr. Cris­tian Guilleminault, com 8 horas de intensa atividade científica, também participei das atividades do congres­so como ouvinte e participante com apresen­tação de trabalho que que venho desenvol­vendo ao longo de minha carreira profissio­nal, demonstrando como a ortopedia fun­cional dos maxilares pode ajudar no cres­cimento da criança com problemas respi­ratórios relacionados ao sono e como essas crianças podem ter um desenvolvimento me­lhor para a vida.

Por dra. Denise Fernandes Barbosa, cirurgiã-dentista certificada em odontologia na medicina do sono desde 2011. Contatos: 11-4521-9494 e 11-97647-5816, www.clinicadfb.com.br

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica