Saúde

Atualidades em Odontologia do Sono – 2016

Comentário(s) 21 agosto 2016

Dra. Denise Barbosa

Dra. Denise Barbosa

Neste ano, o encon­tro anual das Aca­demias Americanas de Odontologia e Medicina do Sono foi realizado entre os dias 9 e 15 de junho na cidade de Denver, Colorado (EUA). Foi um encontro bas­tante rico, contando com as mais atualizadas informa­ções em Odontologia e Me­dicina do Sono, com a pre­sença dos ícones dessa área da saúde.

Desta vez, participei do en­contro palestrando sobre um caso clínico de difícil resolu­ção, tratado de apneia gra­ve com aparelho oral DIORS® – Dispositivo Intra Oral Restaurador do Sono. Apresentei um pôster de resultados clínicos, com aná­lise estatística, demonstrando a eficácia e a eficiência do tratamento de ronco e apneia com o aparelho oral DIORS®.

Ter realizado contato com a nata científica foi muito empolgante. E o que me deixou mui­to emocionada foi receber a notícia da dra. Fernanda Almeida, colega brasileira atuante na Odontologia do Sono no Canadá, de que meu pôster havia sido um dos seis seleciona­dos, dentre vários outros, para ser publica­do na revista Journal of Dental Sleep Medici­ne, que é de altíssimo impacto científico. Foi um reconhecimento de anos de trabalho com muita dedicação e profissionalismo.

Agradeço aos grandes mestres que me orientaram no aprendizado e me mostraram o caminho da Odontologia do Sono, aos médi­cos que confiaram o tratamento de seus pa­cientes aos meus cuidados, e aos meus pacientes que acre­ditaram em minha capacida­de profissional no tratamen­to dos Distúrbios Respirató­rios do Sono.

Ter a certificação brasilei­ra em Odontologia do Sono e fazer parte de uma equi­pe de profissionais engaja­dos ness nova disciplina da Odontologia me fez sentir que valeu a pena ter levan­tado nossa bandeira em ter­ras americanas.

Dormir bem é fundamen­tal. E é muito gratificante tratar dos pacientes por­tadores des doença tão grave, tanto pa­ra quem dela sofre como para quem con­vive junto com o problema, proporcionan­do-lhes uma condição de sono restaurador com conforto e qualidade, reduzindo o in­cômodo do barulho do ronco e da sensação de sufocamento ao acordar com as paradas respiratórias e também na melhora da dis­posição para o dia seguinte, depois de uma noite bem dormida.

Se você sofre desse problema não deixe de procurar ajuda com profissionais capacita­dos e acreditados em Medicina e Odontolo­gia do Sono. Procure um perto de você. www. absono.com.br, www.aadsm.org/. 

Artigo da dra. Denise F. Barbosa, cirurgiã-dentista e dentista do sono (CRO-SP 37.856). Tels. 11-4521-9494 e 97647-5816

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica