Esportes

Avaliação funcional esportiva possibilita a prevenção de lesões

Comentário(s) 28 junho 2019

Recomendado para qualquer praticante de atividade física, sendo amador ou profissional, o serviço de avaliação funcional esportiva é realizado de forma individual e personalizada. O objetivo é fazer um mapeamento do corpo e, por consequência, indicar o melhor tipo de treinamento e atletarecuperação.

Para obter estes detalhados resultados, existem alguns modernos métodos e equipamentos – todos eles podem ser feitos no Hospital Santa Catarina (SP).

A Dinamometria Isocinética, por exemplo, consegue medir a força corporal, potência, equilíbrio entre músculos agonistas e antagonistas, resistência muscular, força isométrica máxima, entre outros.

A Análise Cinemática, outro teste, é um vídeo-análise em que é possível detectar erros de execução de um movimento ou gesto esportivo. É uma análise biomecânica completa, fundamental para prevenir lesões e melhorar o desempenho.

Já a Termografia Esportiva é capaz de identificar inflamações, zonas que recebem sobrecarga, padrões de ativação muscular e se torna, assim, um dos principais fatores de prevenção a lesões. Por meio de uma câmera termográfica, a temperatura do corpo é avaliada.

 

Edição 247

Agosto 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica