Saúde

Avaliação médica e odontológica: fundamental no tratamento da SAOS

Comentário(s) 10 novembro 2015

denise barbosa

Dr. Richard e da. Denise

Em setembro, par­ticipei do Simpó­sio Internacional de Tratamento Clínico Ci­rúrgico da Apneia Obs­trutiva do Sono no Insti­tuto de Ensino e Pesqui­sa do Sírio Libanês. Nes­te ano, a comissão cien­tífica nos brindou com a presença do dr. Richard J. Schwab (professor de Medicina na Universida­de da Pensilvânia – EUA), que nos mostrou as mais novas tendências de diag­nóstico e tratamento da SAOS (Síndrome da Ap­neia Obstrutiva do Sono). Cada vez mais fica mui­to clara a importância da avaliação médica e odon­tológica no diagnóstico e tratamento da SAOS.

A SAOS é uma doença crônica, inflamató­ria e evolutiva, que pode colaborar com o aparecimento de várias doenças, como dia­betes, pressão alta, alteração nos níveis de colesterol, obesidade, podendo culminar em problemas vasculares cerebrais, como AVC e infarto.

A avaliação física pode ser uma coadjuvan­te no diagnóstico e tratamento da SAOS. Atra­vés da adequada avaliação das vias aéreas su­periores e das características faciais, pode­mos otimizar o tratamento, reduzindo os gas­tos com a saúde e os índi­ces de mortalidade.

É muito importante verificar as característi­cas dos pacientes de al­to risco, aqueles acima de 65 anos com doenças crônicas respiratórias, cardiovasculares e neu­rológicas.

A Odontologia do Sono pode ajudar o paciente portador da SAOS. O tra­tamento deve ser precoce na criança, pois a preven­ção é muito melhor. Já no adulto o tratamento tar­dio vai depender de vá­rios fatores, como o grau de obesidade, da anato­mia da garganta, língua e nariz, do tônus muscular, da gravidade da doença, das relações dentárias e de suporte ósseo, entre outros.

Se você sofre de distúrbios respiratórios durante seu sono, como ronco e apneia, não deixe de procurar tratamento fazendo a ava­liação de seu sono. O tratamento existe e qua­lidade de vida se busca a cada dia.

Dra. Denise F. Barbosa é cirurgiã-dentista.

Tels. 11-4521-9494 e 97647-5816, www.clinicadfb.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica