Saúde

Benefícios ao fazer psicoterapia analítica

Comentário(s) 03 junho 2018

freud

Psicanálise é um campo clínico e de in­vestigação teórica da psique humana, desenvolvida por Sigmund Freud, mé­dico neurologista no século XX. Freud, o pai da psicanálise, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compre­endido enquanto sujeito do incons­ciente, abrangen­do três áreas:

- Um método de investigação do in­consciente.

- Um sistema te­órico sobre a vivên­cia e o comporta­mento humano e a linguagem dos so­nhos.

- Um método de tratamento caracterizado pela aplicação da técnica da associação livre (cura pela fala).

Por vezes, sentimos uma angústia sem sa­ber o por quê. O processo analítico, então, ajudará o indivíduo a compreender os seus sentimentos e a viver mais livre dos senti­mentos de culpa, angústia, medos, traumas, fobias que, eventualmente, ocorrem com a condição humana.

Assim, a psicanálise possibilita na sessão de terapia que o paciente venha conhecer os sintomas, podendo chegar à causa e a reela­borá-los, bem como criando uma nova forma de interagir com a coletividade, dando assim um novo sen­tido a vida, a ressig­nificando.

Na sessão de psi­coterapia analítica o paciente pode ela­borar melhor e res­significar seus me­dos, traumas, an­gústias, fobias, an­siedades, foco, equi­líbrio mental e emo­cional, TOC, depressão, crise de pânico, alcoo­lismo, timidez, concentração, entre outros.

As terapias podem ser realizadas em gru­pos, individual, família e casais.

Por Jefferson Paz Barbosa, psicanalista clínico. Contato: tel. 11-99938-6780

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica