Saúde

Benefícios da acupuntura

Comentário(s) 27 março 2019

Cinthia Fusco Galbiatti

Cinthia Fusco Galbiatti

A acupuntura é a técnica que consiste na inserção de agulhas no corpo do paciente para a mobilização, circula­ção e desbloqueio energético. Esse recurso terapêutico da medicina tradicional chinesa mais conhecido no Ocidente gera a harmoni­zação e o fortalecimento do organismo.

Essa técnica funciona da seguinte manei­ra: as agulhas são colocadas sobre os pontos energéticos do corpo, fazendo com que ocor­ra a liberação de substâncias químicas pelo organismo. O tratamento, por ser feito com agulhas de espessura mínima, é praticamen­te indolor. Seus efeitos atuam como relaxan­te muscular, analgésico e anti-inflamatório, além de estimular os mecanismos energéti­cos e fisiológicos.

Esses mecanismos energéticos equilibram os canais por onde a energia do corpo trans­corre, já o fisiológico é a liberação de subs­tâncias analgésicas, anti-inflamatórias, re­laxante muscular, ação moduladora sobre as emoções, ações nos sistemas endócrino e imunológico.

A acupuntura vem trazendo benefícios para pacientes há muito tempo, podendo ser con­siderado um dos tratamentos mais antigos conhecidos. Sua prática tem sido realizada há mais de 100 anos no Brasil, tratando diversas condições de milhares de pessoas.

Por ser uma técnica voltada para a saúde, é aplicada por pro­fissionais da área e auxilia trata­mentos para dor lombar, dor ciáti­ca, insônia, bron­quite, asma, gas­trite, estresse, ansiedade,TPM, cólica menstrual, menopausa, enxaqueca e dores musculares.

A acupuntura não possui contraindicação, podendo ser feita em qualquer pessoa, des­de crianças até idosos. A duração no trata­mento é individualizada, assim como sua frequência e quantidade de sessões, e os re­sultados podem ser sentidos já nas primei­ras sessões.

Para procurar um profissional da área não é necessário encaminhamento médico. Quem busca a acupuntura está disposto a ter uma melhora na saúde, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida.

A acupuntura visa melhorar o funciona­mento do organismo e sempre é possível re­alizar uma sessão para equilíbrio e fortaleci­mento de seu corpo. Conheça os benefícios que essa prática pode trazer para sua vida!

Dra. Cinthia Fusco Galbiatti é acupunturista. Contato: (11) 96058-2220

Edição 244

Maio 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica