Saúde

Benefícios do açaí

Comentário(s) 25 fevereiro 2016

Bárbara Pinheiro Possani

Bárbara Pinheiro Possani

Fruto típico do Bra­sil, originário da região amazôni­ca, o açaí vem ganhando cada vez mais fama entre os atletas e praticantes de atividade física, devi­do aos seus benefícios à saúde. Ele é rico em car­boidrato, fibras, mine­rais (magnésio, ferro, zinco etc), vitaminas (co­mo a C e E), é um alimen­to natural, que aumenta a saciedade apresentan­do gorduras boas em sua composição (ômega 6 e ômega 9).

O açaí foi considera­do um alimento funcio­nal a partir da descoberta de antioxidantes em sua polpa. Esses compostos são capazes de diminuir os processos de oxidação gerada pelos radicais livres no organismo, sendo ca­pazes de atuar na prevenção da aterosclero­se, reduzir a oxidação do colesterol LDL, di­minuir o processo de envelhecimento e atu­ar no sistema imune.

A prática de exercícios físicos regulares exige uma dieta adequada, com alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios, que con­tenham gorduras do bem e ricos em vitami­nas e minerais. Que o açaí é um ótimo alimen­to não podemos negar, porém, por ter um al­to valor calórico, apro­ximadamente 250 calo­rias a cada 100 gramas, seu consumo deve ser sempre aliado à práti­ca de atividade física. Observadas essas reco­mendações, o açaí unido à prática de exercícios não eleva o peso corpo­ral na forma de gordu­ra, sendo esse um alia­do no ganho de massa magra. Os acompanha­mentos podem ser considerados o gran­de vilão no consumo desse alimento. En­tão, evite coberturas, como leite condensa­do, chantilly, chocolate, creme de leite, en­tre outras, e opte por comprar açaí puro (sem adição de açúcar). Fique sempre de olho nos rótulos.

Bárbara Pinheiro Possani é nutricionista clínica e esportiva. Contatos: 11-99966-1834, facebook.com/bpinheironutri

Edição 224

Setembro 2017

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