Esportes

Benefícios do pilates associado à fisioterapia

Comentário(s) 01 outubro 2019

Thaynara Bispo

Thaynara Bispo

De acordo com a As­sociação Brasileira de Pilates, o pilates é um método de condiciona­mento físico e mental, com exercícios de baixo esforço, de forma geral, usando di­ferentes aparelhos e equi­pamentos.

Seu sistema de exercícios associa diferentes concei­tos e técnicas com o objeti­vo de melhorar a flexibilida­de, o condicionamento físico, a consciência corporal, o equilíbrio e a for­ça muscular.

O fisioterapeuta utiliza o método como forma também de reabilitação que, por si­nal, talvez seja a maior demanda da maio­ria dos alunos que praticam pilates com fi­sioterapeutas.

É notável também uma preferência dos médicos em indicar pacientes para realizar pilates com fisioterapeutas devido ao olhar de reabilitação do mesmo.

Em sua raiz original, o método pilates foi idealizado para indivíduos “saudáveis”, mas na base de suas experiências em um campo de concentração da Primeira Guerra Mun­dial, Joseph Pilates incluiu novos aparelhos para facilitar a aplicação de seu método tam­bém em enfermos.

Anos mais tarde, Joseph ganhou mais no­toriedade quando começou a reabilitar bai­larinos famosos de Nova York que sofriam muito com lesões, alguns deles que chega­vam a aposentar os bailarinos.

Um dos casos mais famosos de Joseph foi com a famosa bailarina Mar­tha Graham que, após a mas­tectomia advinda do seu cân­cer, recuperou todos os seus movimentos por meio do pila­tes e ela pôde voltar a dançar.

Nos dias de hoje, a inclusão e a efetividade de seu méto­do e aparelhos como um re­curso terapêutico na reabili­tação têm trazido um amplo debate para o maior entendi­mento de seus princípios ori­ginais. O método pilates vem sendo abordado dentro de um conceito cientí­fico, seus princípios vão se consolidando e ga­nhando novas perspectivas, fortalecendo ain­da mais a sua aplicabilidade terapêutica.

O pilates tem sido um aliado muito im­portante na reabilitação, pois seus exercí­cios são bem completos e trabalham com pouco impacto. Os mesmos são realizados de maneira segura, sempre dentro da am­plitude permitida.

No início pode ser trabalhado o controle da dor e, nessa fase, o objetivo é evitar maior irritação da lesão, reduzir a dor e restaurar a ADM sem dor.

O papel do fisioterapeuta é essencial para que se obtenha sucesso com o método. Sua função é muito mais que um prescritor de exercícios: o fisioterapeuta funciona como um verdadeiro biofeedback para o paciente!

Por Thaynara Bispo, fisioterapeuta (Crefito 207272F) e proprietária do Studio Vital Core Pilates, que fica na Rua Barão de Teffé , 269, Jundiaí, SP. Contato: (11) 96396-6679

Edição 249

Outubro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica