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Benefícios do pilates para ciclistas

Comentário(s) 02 dezembro 2018

pilates

O Método Pilates consiste de um con­dicionamento físico com exercícios destinados a reforçar e tonificar os músculos, melho­rar e corrigir a postura, aumen­tar a flexibilida­de e o equilíbrio e aumentar a con­centração. Conse­gue-se, além dis­so, um aumento da resistência fí­sica (aprendendo a acumular uma importante re­serva de energia) e um bom equilí­brio mente-cor­po que propor­ciona ao ciclis­ta um maior ren­dimento com o mínimo desgas­te físico e mental, condições impor­tantes para en­frentar, sobretu­do, corridas de longa distância.

Os ciclistas que incluem em seu treinamen­to de rotina o Método Pilates melhoram no­tavelmente a força em todas as suas mani­festações pilates(máxima, explosiva, resistência), a agilidade, a flexibilidade e o equilíbrio. É por isso que é bastan­te recomendável uma sessão de pi­lates duas ou três vezes por sema­na para comple­mentar o treina­mento habitual do ciclista.

A postura é um objetivo cla­ro ao desenvolver um treinamento de pilates como complemento a qualquer prática de esporte. No ci­clismo, uma pos­tura correta so­bre a bicicleta é essencial para melhorar o rendi­mento, para pre­venir lesões e pa­ra alcançar uma frequência ótima de pedalada. O pilates aju­dará o ciclista a desenvolver a postura ade­quada durante a prática do ciclismo e em sua vida cotidiana, e a realizar os movimentos ha­bituais de maneira correta sem realizar esfor­ços, evitando tensões e contraturas.

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A prevenção de le­sões:

- Lesões por sobre­carga em articulações (punhos, joelhos) e na musculatura podem ser evitadas e tratadas com exercícios de pilates que fortaleçam e alonguem a zona afetada e o grupo muscular completo.

- Lesões ou in­cômodos causa­dos por uma pos­tura inadequada sobre a bicicle­ta (regiões da co­luna, lombalgias, dor cervical), po­derão ser preve­nidos com exer­cícios que fortale­çam e trabalhem a articulação da zona cer­vical para melhorar a força postural e dimi­nuir a hipertensão do pescoço.

- Lesões e incômodos em braços e pernas serão prevenidos com alongamentos e fortale­cimento dos grupos musculares implicados.

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Os objetivos do Método Pilates para com­pletar o treinamento de ciclistas são:

- Desenvol­ver um físico for­te para aumen­tar a resistência e para acumular energia.

- Desenvol­ver uma postu­ra correta na bi­cicleta para evi­tar lesões e me­lhorar o rendi­mento.

- Fortalecer, potenciar, estabilizar e alongar os grupos musculares que intervêm na pedalada e tam­bém os grupos musculares que atuam como estabilizadores do tronco, abdominais, lom­bares, assoalho pélvico e os multífidos.

- Corrigir os desequilíbrios musculares.

- Aumentar a capacidade de recuperação das pernas cansadas, pela prática de exer­cícios que melhoram e facilitam o retorno venoso.

Por Raquel Dolce Fraga Grasson, professora de pilates.
Contatos: 
11-99821-1098 e 4587-4978

Edição 247

Agosto 2019

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