Estética

Bichectomia vira febre entre as mulheres

Comentário(s) 16 dezembro 2015

Angelina Jolie (Foto: Divulgação)

Angelina Jolie (Foto: Divulgação)

O nome bichectomia significa retirada da bola de Bichat, uma gordura que fica nas bochechas e acaba deixando o rosto mais redondo. “A ideia da cirurgia é deixar o rosto mais definido e as maças mais evidentes, gerando um perfil mais fino e magro da face”, conta o cirurgião bucomaxilofacial dr. Alessandro Silva. Celebridades internacionais, como Angelina Jolie e Megan Fox optaram pela redução das bochechas, e, ambas, são conhecidas como ícones de beleza faciais no mundo todo.

A utilização da bola adiposa da bochecha (bola de Bichat) não é um procedimento novo na região maxilofacial. A bola de Bichat tem sido amplamente utilizada nas comunicações buconasais e bucosinusais como uma ferramenta auxiliar no fechamento dessas fístulas. Nos procedimentos com cunho estético, o procedimento é indicado para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com o formato do seu rosto, porém, todas devem passar por avaliação do especialista antes para que não haja riscos.

Segundo o dr. Alessandro, a cirurgia deve ser feita por profissionais com amplo conhecimento na região maxilofacial, sendo uma cirurgia de baixo risco podendo ser realizada me ambiente ambulatorial. “Esse acúmulo de gordura na bochecha vai depender de pessoa para pessoa, mas de uma forma geral, é feita essa retirada e o corte é bem pequeno, com aproximadamente 1cm na parte interna da boca e depois é fechado com pontos de fios absorvíveis, que não deixam cicatrizes”, explica. O procedimento dura no máximo 40 minutos.

PÓS-OPERARÓRIO

O pós-operatório é considerado bem simples, semelhante à extração de um dente do siso. Durante pelo menos 10 dias o ideal é ingerir alimentos moles e evitar alimentos quentes. Além disso, é necessário o uso de compressas de gelo no local pelo menos 3 vezes por dia, evitar esforço físico e não se expor ao sol.

RISCOS

Segundo o médico, como qualquer outra cirurgia, a bichectomia possui alguns riscos, pois por mais simples que seja, é uma região que possui nervos e canais salivares muito delicados, e, qualquer corte acidental pode ocasionar problemas como paralisia facial.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica