Estética

Cabelos cacheados exigem cuidados especiais

Comentário(s) 20 maio 2019

Os cabelos lisos reinaram por quase duas décadas, mas a tendência mudou e os cacheados com volume voltaram às passarelas, comerciais de TV e novelas.  O crespo e black também estão em alta. Estamos entrando na era do cabelo natural. Mas não é porque o natural está na moda que você precisa sair por aí com um cabelo ressecado e sem forma. Um cabelo cacheado bem cuidado é um charme para mulheres em qualquer idade.

De acordo com Gracy Balciunas, hair stylist da Depil Class Beauty & Hair, os cabelos cacheados nascem lisos e começam a formar cachos ao longo do fio. Essas ondulações dificultam que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas tornando-os secos, porosos e com aquele indesejado frizz.

O ideal é lavá-los com água morna e produtos para cabelos crespos sempre massageando o couro cabeludo com delicadeza. O condicionar deve ser aplicado somente nos fios e ao secar tire somente o excesso de água com uma toalha macia. Desembarace os fios ainda molhados e para isso, use máscaras hidratantes de tratamento e um pente de madeira para eliminar o frizz.

“Finalizadores diários como, por exemplo, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses ajudam a dar forma ao cacho. Tente secar os cabelos naturalmente e se possível faça hidratações duas vezes por mês no salão. Mantenha o corte em dia para evitar o ressecamento dos fios e preste atenção ao couro cabeludo para ver se há caspa ou algum machucado. Se a resposta for positiva, procure um tricologista para iniciar um tratamento”, orienta Gracy.

Além dos tratamentos e cuidados com os fios, para ter cabelos fortes, nutridos e belos é necessário estar atento ao que se coloca no prato. O cabelo é composto de muitos elementos. Por isso, é fundamental manter uma alimentação balanceada.

Segundo a dra. Débora Copelli de Lima, nutricionista, para um bom crescimento e qualidade dos fios é necessário incluir vitaminas no cardápio. As vitaminas do complexo B e, principalmente, a B2 são fundamentais já que a falta vitaminas e minerais pode levar a perda de cabelo ou cabelos brancos precoces. Inclua carnes, peixes, frango e ovos. Outra vitamina B crucial é a biotina, ela promove o crescimento mais rápido do cabelo e está presente em alimentos como ovos, batatas doces e espinafre. O ferro pode ser encontrado no espinafre e carnes magras, ele ajuda a manter os folículos capilares saudáveis.

“O zinco preveni e tratar a queda capilar. Ele está presente nas ostras, espinafre, carne vermelha magra, leguminosas e ovos. O selênio, presente na castanha-do-pará, evita a queda capilar, mas cuidado porque muito selênio é tão ruim quanto pouco. Os ômegas 3 e 6 também são ótimos para parar a queda capilar e pode ajudar o cabelo a crescer. Inclua no cardápio o salmão, castanhas, sementes e óleos de grainha, girassol, sésamo, abóbora e coco”, finaliza Débora.

Edição 244

Maio 2019

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