Estética

Cacau é potente antioxidante e rejuvenescedor da pele

Comentário(s) 28 abril 2018

A depender dos estudos mais recentes sobre os benefícios do cacau, não é necessário esperar até a Páscoa do ano que vem para se deliciar com chocola­tes. Agora, o ingrediente é apontado como um forte rejuvenescedor da pele e um po­deroso antioxidante, que também auxilia na fotopro­teção endógena, ou seja, na proteção que as células fa­zem contra os danos do sol. “Os flavonoides do cacau contribuem para a fotopro­teção cacau belezaendogênica contra o eritema UV induzido, se­gundo estudos do The Jour­nal of Nutrition. Além disso, eles melhoram a circulação sanguínea da derme e sua hidratação”, afirma Lucas Portilho, consultor e pes­quisador em cosmetologia, farmacêutico e diretor cien­tífico da Consulfarma.

Segundo o especialista, obviamente ao fa­lar dos benefícios do cacau, o melhor a fa­zer é investir no chocolate amargo (com no mínimo 70% de cacau). “Por séculos, o cho­colate amargo foi conhecido pelo seu sabor e seus efeitos benéficos à saúde. Na pele, o consumo de cacau apresenta efeitos signifi­cativos na melhora dos sinais do envelheci­mento, segundo estudo Cocoa Flavanol Su­pplementation Influences Skin Conditions of Photo-Aged Women, de 2016”, diz Lucas. Os polifenóis do cacau agem no aumento do flu­xo sanguíneo dos tecidos cutâneos e subcutâ­neos, melhoram a densidade, a hidratação da pele e a espessura da epiderme, e diminuem a perda transepidermal de água. “A avaliação da superfície da pele mos­trou uma diminuição sig­nificativa da aspereza e da descamação, de acordo com os dados”, conta ele.

O estudo também avaliou que o cacau está relaciona­do com a redução da pro­fundidade e espessura das rugas e linhas de expressão, além do aumento da elasti­cidade cutânea. “Os polife­nóis do cacau mostraram possuir uma potente ati­vidade varredora de radi­cais livres de forma dose-dependente. Também de­monstraram atividade ini­bitória da xantino-oxidase (forma enzimá­tica que gera radicais livres) e do ânion su­peróxido induzido e diminuição significati­va dos níveis de expressão da COX-2 (prosta­glandina responsável por fenômenos de in­flamação) na pele”, diz.

Porém, mais importante do que saber os benefícios do chocolate é ficar atento à por­ção diária recomendada: apenas 30 gramas. Então, aprecie com moderação.

Edição 232

Maio 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica