Estética

Calos, bolhas e pés exaustos têm solução

Comentário(s) 22 fevereiro 2016

Seus pés vivem exaustos? Estão com calos, bolhas, inchaço? Não se desespere, que tem solução. Quem garante é a dermatologista Daniela Ribeiro, que diz que o inchaço (ou edema) pode ser resolvido colocando as pernas para cima, para facilitar o retorno venoso e deixando as veias funcionarem melhor. Uma drenagem linfática também ajuda, bem como a ingestão de alimentos diuréticos e diminuição da ingestão de sal.

escalda pesJá a dor pode ser diminuída massageando bastante a região da planta do pé com um creme refrescante a base de mentol. Porém, se você acabou abusando e machucando seu pé o que resultou em bolhas, tome bastante cuidado e aprenda como cuidar delas: evite usar qualquer sapato que possa apertar a região; não fure a bolha, pois assim você evita mais dor e que apareça uma infecção; se a bolha furar sozinha lave bem a região com sabonete antisséptico e faça um curativo no local (nada de colocar somente um bandaid); na hora de trocar tire no banho para que o curativo solte da pele e não cause uma nova lesão; se algum sapato lhe machuca mesmo que pouco e tem risco de causar mais bolhas aplique vaselina sólida na região do pé para evitar o atrito.

Se o problema são os calos, geralmente causados por um excesso de atrito na pele do pé somado a uma pisada errada, pode-se usar bastante hidratante na forma de pomadas ou vaselina sólida contendo ureia e ácido salicílico, substâncias queratolíticas, ou seja, capazes de afinar a camada córnea que neste caso, está muito espessa.

Agora, uma das piores coisas para seu pé é levar um pisão na unha. E dói. Se esse foi o seu caso e ele se resume a uma mancha roxa ou marrom escura na sua unha a dermatologista sugere consultar um médico logo. Isso porque muito provavelmente você está com um hematoma subungueal (embaixo da unha), pois pode infectar e depois a dor e a inflamação serão enormes, o que pode, inclusive, lhe causar deformidades definitivas nessa unha. Nesses casos, em geral, o ideal é drenar o hematoma e muitas vezes o médico lhe prescreverá antibióticos e antiinflamatórios.

E se você chega em casa sempre com os pés cansados depois de um dia de trabalho, a podóloga Selma Macedo ensina um escalda pés  para amenizar o desconforto. Você vai precisar de uma bacia que caibam os pés,3 litros de agua ou até cobrir o tornozelo,1 copo americano de vinagre de maçã, 1 maçã cortada em tiras finas fervida em 1 litro de agua, 1 punhado de sal grosso.

Modo de fazer: coloque a maçã para ferver pelo menos 15 minutos, junte todos os ingredientes. A água deve estar quente, porém confortável para colocar os pés. Deixar por pelo menos 30 minutos.

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica