Saúde

Carnaval: dicas para curtir a folia com energia e disposição

Comentário(s) 18 fevereiro 2019

carnaval

Seja nos blocos de rua, nos sambódromos ou no frevo, muitas pessoas já estão se preparando para curtir os quatro dias de folia do carnaval por todo o Brasil. No entanto, para aproveitar a festança é necessário pensar muito além da fantasia. Afinal, o seu corpo precisa estar bem por fora e por dentro, ou seja, tudo o que você consumir antes e durante o carnaval, pode dar mais gás para continuar ou simplesmente esgotar o organismo.

Para que se tenha esse equilíbrio é importante pensar na alimentação e no consumo de bebidas. Confira algumas dicas dadas pela especialista e nutricionista do Espaço Volpi, Gabriela Forte, para o antes, durante e depois dos dias de folia:

1 – Procure consumir vegetais, legumes e frutas

Eles possuem uma excelente concentração de vitaminas, minerais, fibras e água essenciais para o organismo, principalmente para os dias de folia. No entanto, fique atento quanto a procedência desses alimentos e sua forma de preparo, pois precisam da higienização correta para evitar contaminações, prejudicando o seu carnaval.

2 – Carboidratos são bem-vindos

Antes de sair para curtir o carnaval, aposte nos carboidratos e também em frutas de alto teor hídrico. Alimentos como mandioca, batata doce, pães integrais, banana, manga, melancia, mamão, melão e aveia são boas pedidas para auxiliar na liberação de energia gradativa durante a diversão.

3 – Passe longe das frituras e alimentos gordurosos

Os alimentos gordurosos e as frituras são opções que exigem uma carga de trabalho maior para o sistema digestivo, incluindo o fígado. Com essa sobrecarga de trabalho em conjunto com o desgaste do organismo, além do consumo da bebida alcoólica, é natural que o folião apresente náuseas, enxaquecas ou um estímulo elevado no trânsito intestinal, o que convenhamos, atrapalhará completamente o seu dia de folia.

4 – Consuma o dobro de água

A água neutraliza a concentração de álcool na corrente sanguínea e minimiza os impactos negativos que a bebida traz em conjunto com a desidratação. Tente consumir o dobro de água em relação ao consumo de bebidas alcoólicas e curta o carnaval sem medo!

5 – Pós-folia

Cansaço, excesso de folia, excesso de bebidas alcoólicas e o pouco sono fazem o organismo viver uma situação estressante que eleva o cortisol, hormônio inflamatório que afeta a retenção hídrica, facilitando o acúmulo de gordura corporal e afetando também o sono, a disposição e o rendimento. Por isso, o consumo de verduras, legumes e frutas auxiliará na maior concentração de fitoquímicos e antioxidantes importantes para os processos de “limpeza do organismo”, além é claro, da ingestão de água. Alie isso a uma boa dose de chás naturais como cavalinha, gengibre com canela em pau, hibisco, salsinha e dente de leão, para auxiliar neste processo.

 

Edição 244

Maio 2019

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