Saúde

Carnaval e carboidratos sem pesar na balança

Comentário(s) 26 fevereiro 2019

Carnaval chegou! E, além das fantasias, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação. Em apenas um dia de festa é possível queimar por volta de 300 calorias. O carboidrato pode ser um grande aliado neste momento, já que dá energia, disposição e bom humor, explica a consultora nutricional da Abitrigo (Associação Brasileira das Indústrias do Trigo), Vanderli Marchiori.

Como sugestão para esses dias de maior gasto calórico, a especialista recomenda consumir pequenas porções diárias desse grupo de alimentos, divididas entre os momentos pré-folia e as principais refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar).

“Pensando em quantidades médias, o folião pode comer um pão francês ou duas fatias de pão no café da manhã, uma xícara de macarrão cozido no almoço ou jantar. Para antes da curtição, uma batata grande assada e outra porção de pão ou torta integral são excelentes opções”, explica.

Hidratação e controle de calorias

Para os foliões que querem manter a forma, a nutricionista recomenda um cardápio variado, com a inclusão de cinco vegetais por dia, dentre frutas, verduras e legumes.

Contudo, ela alerta para os efeitos do exagero no consumo de bebidas alcoólicas sobre o peso. “O ganho de peso também está diretamente associado ao consumo de bebidas alcoólicas. Então, beber mais água do que drinks garante a manutenção de uma vida mais saudável”.

No entanto, Vanderli recomenda que as pessoas deixem o excesso de preocupações com a balança temporariamente de lado e pensem apenas em como aproveitar esses dias de comemorações.

“O Carnaval é uma festa anual. Portanto, deve ser encarada como um fato pontual e não de grande preocupação com o peso”. Agora, se o folião passar da dose, depois da curtição, a nutricionista recomenda beber muita água, para repor os nutrientes perdidos e diminuir os efeitos da ressaca. O ideal é não abusar do álcool, consumindo com moderação, pois os excessos são nocivos à saúde e podem provocar acidentes e outros problemas.

Edição 243

Abril 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica