Tendência

Carnaval: qual sapato usar?

Comentário(s) 21 fevereiro 2017

carnaval sapato

Com a proximidade do Carnaval, muitas mulheres optam pelo sapato de salto alto para sambar. Entretanto, qual é o preço dessa elegância durante um longo período de uso? Pelo fato desses calçados, especialmente os femininos, serem produzidos por modismos e não para o conforto dos pés, eles podem trazer alguns problemas devido ao seu uso contínuo. A ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, Cíntia Bittar explica que, se usado frequentemente, deformações, como a famosa joanete, podem aparecer, além de calos e deformidades nos dedos.

Entretanto, há dicas úteis para o uso do salto alto. Uma delas é alternar os tipos de salto e preferir aqueles que tenham até três centímetros de altura. Para a médica, a melhor opção são os calçados com a frente mais alargada, pois são mais confortáveis e funcionais.

A cirurgiã diz que é importante experimentar os dois pés do calçado antes de adquiri-lo e também verificar se há um espaço de sobra de 0,5cm a um centímetro da ponta ao fim do calcanhar. Segundo ela, fatores como esses são essenciais na compra do calçado e podem fazer a diferença para a mulher de hoje prevenir complicações futuras. “O salto alto também encurta a musculatura e pode causar tendinites, entorses e dores nos joelhos e na coluna”, acrescenta.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica