Saúde

Castanha de baru: benefícios para a sua saúde!

Comentário(s) 26 novembro 2019

Há um membro da família das oleagi­nosas que, apesar de típico do nos­so território, ainda é pouco conheci­do por aqui. Estamos falando da castanha de baru, um tipo de amêndoa bastante comum em regiões como Goiás, norte de Minas Ge­rais, Mato Grosso e parte do Maranhão. As­sim como as nozes, o pistache e o amen­doim, o fruto do ba­rueiro também ofe­rece muitos benefí­cios, principalmente quando se trata do coração.

Embora o benefí­cio ao coração chame a atenção, há outros motivos para incluir a cas­tanha de baru no cardápio. Isso porque o ali­mento é rico em nutrientes com propriedades antioxidantes, a exemplo de vitamina E e zinco. Estudos demonstram que essas substâncias po­dem minimizar o risco de outras doenças além das cardiovasculares, como Alzheimer, diabe­tes, obesidade e câncer…

O ideal é comer o baru torrado, já que, as­sim, é possível inativar os chamados fatores an­tinutricionais, que podem interferir na absor­ção de minerais como cálcio e zinco.

Motivos para consumir a castanha de baru:

- Entre os seus componentes podem ser destacadas as proteínas, fibras, minerais, além do ácido graxo oleico (ômega-9), que tem efei­to anti-inflamatório e combate o colesterol ruim (LDL).

- É rica em ferro: em 100 gramas há o equi­valente a 59% das recomendações diárias.

- Ela ajuda melho­rar a fertilidade dos homens, já que é ri­ca em zinco, por isso é chamada de “viagra do cerrado”.

- A castanha de baru pode ainda ser uma aliada no ema­grecimento, já que, por ser um alimento rico em fibras, auxilia na saciedade. Além disso, por ser fonte de ôme­ga-9, facilita a queima de gordura. Também acelera a queima de gordura marrom, fazen­do com que o organismo busque novas fontes de gordura, como a gordura branca localizada no abdômen.

Você encontra a castanha de baru no Empo­rium Integrais & Cia, que fica no Mercadão da Ferroviários, box 134 – esquina Eng. Monleva­de com Av. dos Ferroviários, Jundiaí, SP. Con­tatos: (11) 4526-8521, safrare@hotmail.com, www.emporiumcereaisecia.com.br.

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica