Tendência

Chegou o verão: pulgas e carrapatos, tô fora!

Comentário(s) 10 janeiro 2019

Dra. Maria Cristina Reiter Timponi

Dra. Maria Cristina Reiter Timponi

É só começar a esquen­tar e já começa a tem­porada das pulgas!

Além de ser uma sugadora de sangue, a pulga pode cau­sar outros problemas nos cães e gatos.

Um deles, e o mais comum, é a dermatite alérgica por pi­cada de pulga (DAPP) que, nos cães, causa uma coceira inten­sa em região lombar e traseira, e nos gatos, na região do pes­coço. É uma proteína da sa­liva das pulgas que provoca a alergia. Uma única picada pode ser suficiente para cau­sar a DAPP.

As pulgas também contêm ovos do ver­me Dipylidium Caninum que o cão, ao co­çar, ingere e se contamina. O Dipylidium é a “tênia”, que é eliminada nas fezes como um grão de arroz.

Precisamos então proteger nossos pets com antiparasitários sempre, pois, além das doen­ças, ainda temos a contaminação do ambiente da nossa casa com ovos e larvas (95% estão no ambiente e 5% nos cães e gatos). É neces­sário o controle ambiental com pulverizações de inseticidas constante.

Já o carrapato pode trans­mitir anemias como babesio­se, erlichiose, além da febre maculosa, que também pode acometer o homem.

A babesiose, conhecida como tristeza canina, causa uma ane­mia intensa, febre e prostração.

A erlichiose destrói plaque­tas e organismo tentando se de­fender. Pode lesar os rins com os complexos antígeno-anticor­po, além de eles depositarem-se em articulações, causando dor e mais com­plicações como as micro-hemorragias cere­brais, que levam às convulsões e paralisias.

São doenças muito graves e, às vezes, fa­tais.

Temos hoje em dia excelentes medicamen­tos no combate e controle de parasitos. Pro­cure sempre seu médico veterinário para orientá-lo qual o melhor método de acabar com a “festa desses vilões”.

Por dra. Maria Cristina S. Reiter Timponi, médica veterinária (CRMV SP 5645). Contato: (11) 4522-4501, 97464-9890

Edição 241

Fevereiro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica