Tendência

Como dar entrada na aposentadoria?

Comentário(s) 20 dezembro 2018

maria angelicaTodo trabalhador segurado da Previdência Social que está próximo de completar o tempo de contribuição ou a idade previstos por lei para se aposentar, já pode começar a se organizar para dar entrada na aposentadoria e obter o seu tão merecido direito. Para esclarecer algumas questões sobre este assunto, conversamos com a dra. Maria Angélica Storari, que possui 13 anos de atuação na área previdenciária.

Conforme as regras atuais da Previdência, os indivíduos que desejam a aposentadoria por meio da categoria por tempo de contribuição, os requisitos exigidos são: 35 anos trabalhados e contribuídos para homens e 30 anos para mulheres.

“Já os trabalhadores urbanos que desejam obter o benefício da aposentadoria por idade, necessitam ter 65 anos, no caso de homens, e 60 anos, para o caso de mulheres. Também, é necessário que esses profissionais tenham realizado, no mínimo, 180 meses de contribuição para o INSS”, diz Maria Angélica.

No caso da aposentadoria por idade, a advogada explica que esta regra se aplica tanto à profissionais domiciliados em áreas urbanas, quanto para aqueles que residem em áreas rurais. “O que muda é a idade para aquisição do benefício.Sendo a idade mínima desse segundo grupo, reduzida em 5 anos”.

Para os trabalhadores rurais, a norma é diferente. Homens precisam ter 60 anos de idade, enquanto as mulheres, 55. Além, de ser fundamental a apresentação de algum documento que comprove o trabalho no campo, como contratos de arrendamento e notas fiscais associados com as atividades rurais desempenhadas, por exemplo. “Para essa classe de trabalhadores, não existe tempo mínimo de contribuição obrigatório”, finaliza Maria.

Em todas as categorias de benefício, o trabalhador pode dar entrada no pedido de aposentadoria diretamente no site do INSS (https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/) ou também através de assessoria jurídica de um profissional especializado (escritório de advocacia).

Para dúvidas ou saber mais sobre este tema acesse: mariaangelica.adv.br/ ou entre em contato através do telefone: (11) 3395-8160.

Edição 241

Fevereiro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica