Diariamente, somos invadidos pelas redes sociais e meios de comunicação com processos milagrosos que vendem fórmulas mágicas para trazer emagrecimento rápido, redução do estresse e ansiedade e, principalmente, promessas de envelhecer com saúde.
Mas será que isso tudo é real?
Primeiro vamos nos perguntar: o que é envelhecer com saúde?
Isso depende de cada um. Para uns, pode ser envelhecer sem rugas ou manchinhas na pele. Para outros, significa ter independência e autonomia para andar sozinho pela rua e fazer o que tiver vontade.
A interpretação é muito ampla e, por isso, surge espaço para tantas propagandas e promessas milagrosas.
Saúde é um processo e, como todo processo, demanda tempo, dedicação e empenho para conseguir. Portanto, a saúde, considerando bem-estar social, físico e emocional como diretrizes da OMS, depende de nossa luta diária em preservar nossa independência para viver momentos prazerosos com nossa família e amigos.
É nesse processo de busca, conhecimento e aquisição de saúde rumo a um futuro realmente feliz que acreditamos e que vemos diariamente os resultados em tantas famílias. Todos já sabemos que para esse processo são necessários cuidados com a alimentação, sono, estado emocional e realizar atividade física, mas como é difícil começar…
Nossa dica para mudar os hábitos e ganhar mais saúde é iniciar a mudança de forma gradual e respeitosa com você. Escolha um dos pilares acima e foque em cuidar dele.
Por exemplo: se escolheu melhorar sua atividade física (desde que esteja liberado pelo seu médico) inicie aos poucos, mas com frequência mantida. Vá colocando movimentos novos aos poucos, como subir de escadas – deixe escadas rolantes e elevadores de lado!
E assim, pouco a pouco, mas de forma progressiva, seu corpo vai ganhando movimento e saúde para que você possa realmente se sentir feliz.
Por dra. Cristiane Gussi Baito, médica de família (CRM 115.791), pós-graduada em geriatria pela Unifesp, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida