Saúde

Como manter a energia ao longo do dia

Comentário(s) 28 fevereiro 2019

Quando acabar o Carnaval, você estará acabado junto com ele? Se a resposta foi sim, saiba que é possível se recuperar  e se sentir melhor tomando algumas atitudes. São coisas simples, hábitos que você deve adotar no seu dia a dia para ganhar mais disposição em todos os dias de sua vida.

Segundo o médico nutrólogo especialista em obesidade dr. Nataniel Viuniski, algumas mudanças de hábitos bem simples podem fazer grande diferença, ajudando a elevar o nível de energia. Confira:

Regule o sono - De acordo com a Fundação Royal Phillips, 56% dos casos de cansaço são causados por noites mal dormidas. É muito importante definir um horário fixo para dormir considerando um mínimo de seis horas de descanso por noite. Se você demora a pegar no sono, uma dica é desligar os aparelhos eletrônicos (televisão, celular e computador) uma hora antes de deitar-se. É que a luz emitida pela tela desses equipamentos prejudica a produção do hormônio melatonina, responsável pelo sono.

Consuma alimentos mais leves – Pratos ricos em gorduras, por exemplo, costumam “roubar” nossa energia. “Isso acontece porque o organismo precisa dispender de muito mais energia para processá-los. Por isso, opte por carnes magras, peixe, frango, ovos ou um shake proteico corretamente preparado nas refeições, e combine com vegetais e frutas. Também prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como mandioca e batata-doce, que liberam energia aos poucos garantindo pique por mais tempo”, indica o médico.

Pratique exercícios – Segundo o médico, fazer atividade física faz com que o corpo libere vários hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Entre eles, a adrenalina, que nos impulsiona durante os exercícios e tem efeito por várias horas. E a serotonina, que oferece uma gostosa sensação de relaxamento.

Fique de olho na vitamina D - “Ela regula a secreção de insulina e o funcionamento do metabolismo, que afetam diretamente os níveis de energia”, explica o dr. Nataniel. A vitamina D também está associada à melhora do humor, o que explicaria porque tendemos a ficar mais cansados no inverno, época que temos menos exposição ao sol.

Faça um break a cada hora – De acordo com um estudo da Universidade de Illinois, pessoas que fazem pequenas pausas durante tarefas que levam mais de 50 minutos trabalham melhor. “Aproveite para se levantar e caminhar para buscar água. Mudar de ambiente ajuda a evitar a estafa mental”, sugere o médico.

Aposte no guaraná - Essa planta tropical é uma ótima fonte de cafeína, ativo que fornece mais disposição e energia.

Edição 243

Abril 2019

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