Saúde

Como manter-se firme na dieta

Comentário(s) 28 setembro 2017

ellenAo longo de tantos anos na prática clíni­ca observo que cada pessoa tem suas particula­ridades no período da dieta, mesmo porque peso e estado emocional são extremamente ligados, mas existem fatores comuns na maioria das pes­soas que as faz dar as famo­sas “escapadinhas”.

Para manter-se firme na dieta é preciso ter um bom ob­jetivo, pois é ele que vai incen­tivar a resistir às tentações, al­go que se quer muito. Exem­plo: usar aquela roupa que você tanto gos­tava e que agora não serve mais; usar aque­le vestido perfeito de noiva, formatura, ma­drinha etc; uma viagem em que queira usar um biquíni.

Se os quilinhos a mais, no fundo, não inco­modam, inconscientemente você vai burlar a dieta. Fazer dieta porque os outros acham que você deve perder peso não dá certo, is­so tem que realmente incomodar, você tem que querer.

A ansiedade é um dos fatores que atingem quase que a totalidade das pessoas acima do peso. Se esse é seu grande problema existem fitoterápicos para ajudar, e é importante iden­tificar a causa dessa ansiedade para traba­lharmos um método para ali­viar, até você aprender a lidar com ela. Junto com a ansieda­de vem a vontade de “beliscar”, principalmente doce – hoje, no mercado, temos várias opções de alimentos funcionais que enganam essa sensação.

A retenção hídrica (o famo­so inchaço) nas mulheres de­ve-se, principalmente, a mu­danças hormonais. Nesse ca­so direcionamos a dieta com alimentos que ajudam a elimi­nar esse líquido retido – con­tamos com auxílio de fitote­rápicos e hábitos saudáveis. Quando esse in­chaço é proveniente do uso de certos medi­camentos, conseguimos eliminá-lo com uma desintoxicação.

Ficar se pesando toda hora é outra práti­ca que desanima no período da dieta. Deixe para se pesar uma vez por semana, sempre pela manhã e na mesma balança.

Para ter sucesso no tratamento é preciso uma dieta personalizada ao seu estilo de vi­da e necessidades, pois assim ela se torna um hábito, seu organismo se equilibra e o peso não volta mais.

Por Ellen Rampini (CRN3-16683), nutricionista.
Tel. 11-99749-0577, www.ellenrampini.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica