Estética

Como manter uma barba estilosa

Comentário(s) 21 maio 2018

Faz alguns anos que a barba entrou no gosto masculino e atraiu até a preferência das mulheres. Hoje, ela faz parte da identidade de muitos homens e já tem sido bem aceita, inclusive, no mercado de trabalho. Mas, ao contrário do que pode parecer, assumir o novo visual e manter a barba bem cuidada e cheia de estilo exigem alguns cuidados especiais. A barber e hairstylist dos famosos, Juliana Felix, dá dicas sobre como escolher o estilo de barba ideal para cada tipo de rosto e, ainda, sobre os cuidados essenciais que garantem uma barba bonita e saudável.

Prepare a barba e entenda qual estilo combina com o seu rosto
O primeiro passo para quem quer adotar um visual com barba é deixar a barba crescer para identificar onde há falhas e qual modelo se adequa melhor ao rosto. Esta é uma fase bem incomoda, então, para amenizar a coceira que o crescimento dos pelos ocasiona é recomendado usar um balm diariamente. Para identificar o tipo de rosto e estilo de barba mais apropriado para cada homem:

Rosto oval – quem tem este formato pode usar e abusar de todos os tipos e desenhos de barba. Este é um rosto coringa.

Rosto quadrado – o ideal é chamar a atenção para o centro do rosto. Defina as linhas do pelo de forma arredondada e evite costeletas e traços retos.

Rosto triangular – Deixe a barba mais cheia nas laterais para equilibrar as linhas retas da face e criar uma boa proporção.

Rosto redondo – costeletas longas, cavanhaques quadrados e linhas retas no pescoço e lateral são os formatos ideais para este tipo de rosto.

Rosto retangular – o ideal é preencher as laterais e deixar o comprimento mais reto e curto. O objetivo é equilibrar os atributos deste rosto criando uma ilusão de que ele é mais oval.

Priorize os cuidados diários
A barba merece tantos cuidados quanto o cabelo. É importante lavá-la, diariamente, com um shampoo especial para barba – que tenha PH neutro. Desta forma será possível mantê-la sempre higienizada e, ainda, evitar que ela fique ressecada. Passar esfoliante todos os dias também contribui para uma pele mais saudável e evita que os pelos do rosto encravem causando pequenas inflamações. Outra dica importante é sempre usar um óleo e balm de barba. O óleo irá fortalecer e hidratar a barba deixando os fios maleáveis, com brilho e com um cheiro agradável. Já o balm tem a função de alinhar os fios e dar textura para a barba, permitindo que ela seja modelada de forma natural. 

Faça a manutenção da barba mesmo estando em casa
O melhor momento para fazer a manutenção da barba é durante ou após o banho pois, o vapor é um grande aliado na abertura dos poros, o que facilita muito a retirada dos pelos. A frequência da manutenção varia de acordo com o crescimento do pelo, mas, para a maioria dos homens ela pode ocorrer a cada 2 ou 3 dias. Usar um pós-barba também deve fazer parte do ritual de cuidados após a manutenção. Ele diminui a vermelhidão e proporciona sensação de refrescância no rosto. Além disso, seguir as linhas desenhadas por seu barber ou hairstylist garante uma barba sempre alinhada e bonita. Para os homens que têm a barba curta, a dica é usar o aparelho de barbear sempre no sentido contrário ao crescimento do pelo. Já para quem tem a barba cumprida, o ideal é sempre seguir o sentido do pelo. 

Mitos e verdades sobre a barba

Homens que fazem a barba com mais frequência apresentam mais pelos encravadosVerdade.              

Todas as partes da barba crescem na mesma velocidade. Mito.

Barbas tratadas com óleo ficam hidratadas e macias, por isso não arranham. Verdade.

Raspar a barba todos os dias faz os pelos crescem mais rapidamenteMito.

A barba cresce mais rápido no verãoVerdade.

 

Edição 236

Setembro 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica