Esportes

Conheça 5 benefícios de exercitar-se nos dias frios

Comentário(s) 24 julho 2019

corridaDias frios costumam combinar com aquela preguiça, bebidas quentinhas e o aconchego das cobertas. Mas, por mais difícil que possa parecer, especialistas recomendam que a prática diária de exercícios físicos seja mantida mesmo no inverno, uma vez que pode potencializar os resultados dos treinos e até ajudar a evitar problemas cardíacos, quando feita da forma correta.

De acordo com o cirurgião cardiovascular dr. Marcelo Sobral, quando nos exercitamos, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que pode ser potencializado nos dias frios. Mas para quem já tem histórico de problemas cardiovasculares, o cirurgião recomenda que durante a atividade a frequência cardíaca e a pressão arterial sejam sempre monitorados e a intensidade dos exercícios seja alternada, para evitar o risco de AVC e infarto.

“Nos dias frios ou ao exercitar-se pela manhã, é importante alongar-se e aquecer-se antes da atividade, proteger a cabeça, mãos e pés, utilizando sempre roupas apropriadas e que ajudam manter a temperatura do corpo quente. Além disso, deve-se fazer o controle da respiração durante toda a prática e não esquecer de alimentar-se corretamente antes e depois dos exercícios”, explica.

O especialista ainda indica cinco dos principais benefícios da prática de atividades físicas no inverno. Confira:

1) Potencializa resultados dos treinos – o gasto calórico durante a prática de exercícios no frio é ainda maior do que em outras estações, já que o organismo além de queimar naturalmente as calorias, também as usa para manter o corpo aquecido.

2) Evita doenças cardíacas – A prática diária de exercícios ajuda no combate direto a alguns dos principais fatores de risco cardiovascular, como sedentarismo, obesidade e até diabetes, já que diminui a ansiedade, que motiva, principalmente no inverno, o consumo de guloseimas.

2) Deixa seu corpo pronto para o verão – com o controle do peso e condicionamento físico adquirido durante os treinos no inverno, seu projeto verão está garantido!

3) Evita dores nas articulações – As dores no corpo, muito comuns em temperaturas frias podem ser evitadas com a pratica de exercícios que fortalecerem os músculos, os exercícios físicos ajudam a diminuir e até eliminar o desconforto.

5) Traz bem estar físico e emocional – os hormônios que liberamos durante a atividade física nos proporcionam sensação de bem estar, melhoram o humor e ajudam a manter o corpo aquecido e ativo, sempre disposto.

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica