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Quais atividades físicas indicadas na gestação?

Comentário(s) 19 dezembro 2018

gestacao

Ir para a academia pode exigir uma dose extra de motivação, mas a recompensa é enorme. O exercício consistente durante a gravidez pode minimizar as dores e a cons­tipação, ajudar a dormir melhor e reduzir o risco de diabetes gestacional e depressão. Você pode até acabar tendo um trabalho de parto mais curto e menos complicado. De­senvolver bons hábi­tos de treino durante a gravidez irá ajudá-la a recuperar o cor­po mais rapidamente após o parto.

“Tudo muda quando você está grávida, por isso exercite-se, sem­pre sob a orientação do seu médico”, diz a dra. Luciana Puglia, ginecologista e obste­tra do Hospital Santa Elisa. “Se na sua cida­de tiver aulas de exercícios pré-natais, ins­creva-se. Não são apenas os exercícios mo­dificados para a gravidez, mas você também pode se relacionar com as outras mães e tro­car experiências sobre estar grávidas. Você pode até obter dicas de trabalho de parto”, complementa ela.

Mas se você já praticava atividades físicas anteriormente à gestação e sente falta delas, não há problema em continuar, desde que vo­cê preste atenção em como seu corpo se sen­te, limite sua intensidade e permaneça dentro da amplitude normal de movimento. Apenas certifique-se de que o instrutor saiba que vo­cê está grávida e esteja bem informado sobre as modificações que você pode fazer.

Confira as aulas mais comuns que você en­contrará para esse período:

- Pilates - ajuda a manter o tônus muscu­lar do abdômen, que irá apoiar a barriga em crescimento, minimizar a dor nas costas e dar-lhe mais força pa­ra empurrar durante o trabalho de parto. Mas as aulas podem ser problemáticas após o primeiro trimestre, porque muito traba­lho é feito deitado de costas. Não faça esses exercícios ou use um suporte de coluna de espuma em ângulo.

- Ioga - não apenas fortalece o seu núcleo e melhora a flexibilidade, mas com seus mo­vimentos suaves e ênfase na respiração e me­ditação, também promove uma sensação de calma. Na segunda metade da gravidez, evite reviravoltas e movimentos exagerados que puxem sua barriga, movimentos que exijam que você fique de costas ou com a barriga por períodos prolongados, e inversões.

- Aeróbica aquática - Ah… alívio. Não é à toa que a hidroginástica seja a favorita do terceiro trimestre. Suas articulações vão lhe agradecer! Use calçados aquáticos para não escorregar no fundo da piscina.

Edição 244

Maio 2019

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