Saúde

Conheça o Grupo de Apoio à Adoção Semente

Comentário(s) 09 dezembro 2016

Para quem o Grupo de Apoio à Adoção Semente é importante? Essa é uma pergunta que nos fa­zemos constantemente – quan­do vamos organizar uma reu­nião, um evento, elaborar um proje­to. Precisamos nos perguntar e tam­bém ouvir as pessoas, os “usuários” do GAA Semente, para que nossas ações não sejam vazias e para que atinjam nosso objetivo: preparar os preten­dentes à adoção e apoiar as famílias por adoção!

Recentemente, em uma reunião mensal, uma senhora chegou perto de mim e me abraçou por um longo tempo. Parecia que queria dizer com o abraço o que não conseguia dizer com palavras. Finalmen­te ela disse: “vocês são demais! Me sinto tão bem aqui. Aqui vocês tratam todos iguais, ex­plicam sempre tudo certinho quando a gen­te pergunta” e, com os olhos marejados, não se cansava de agradecer.

Varias mães nos contam que, no dia da reu­nião mensal, seus filhos dizem: “hoje é dia de Semente né, mãe? A gente vai, né?!”

Pretendentes que participam dos módu­los obrigatórios para a preparação obrigató­ria dizem: “Já terminamos as três reuniões, mas vamos continuar, pois aqui nós apren­demos muito.” Pretendentes que vão às visi­tas nas instituições (uma ação do nosso pro­jeto “O que os olhos veem, o coração sen­te”) colocam na avaliação: “É muito impor­tante vocês nos darem esta oportunidade, estarem conosco, nos proporcionarem es­te conhecimento.”

Uma pessoa da comunidade que partici­pou de uma reunião disse: “Eu buscava um lugar para fazer voluntariado e aqui é esse lugar.” Um adolescente acolhido em um dos eventos que participou, disse: “Tia, eu que­ro uma família… e vou encontrar uma famí­lia para mim.”

Todas essas falas e expressões nos ajudam a refletir sobre o porquê e o para quem nos­sas ações são planejadas. O amor é a ener­gia que move o GAA Semente!

Aproveitamos para convidar aqueles que ainda não experimentaram essa ener­gia, que venham “ser Semente”. Ajude-nos a corrigir o que pode ser melhorado e a con­tinuar construindo este espaço de diálogo e aprendizado.

Apenas quando efetivamente fazemos o bem a alguém e esse alguém se trans­forma e é capaz de transformar o ou­tro é que temos certeza de que estamos no caminho certo! Obrigada a todos que nos ajudam a construir um GAA Semente forte e capaz de continuar seu trabalho incansável para que toda criança e adolescente viva em família: biológica ou adotiva, mas em família.

GAA Semente

O Grupo de Apoio à Adoção Semente – GAA Semente, criado em 2000 e ofi­cializado em 2003, é formado por vo­luntários, pais adotivos, pretendentes à ado­ção, profissionais e simpatizantes pelo tema, e tem um trabalho desenvolvido na prepara­ção dos futuros pais, apoio às famílias forma­das pelo vínculo adotivo (pais e filhos), tra­balhando na promoção de adoções bem su­cedidas, como forma de garantir o direito da criança e do adolescente de serem criados e educados no seio de uma família, combaten­do o preconceito e contribuindo para seu ple­no desenvolvimento físico e mental, bem co­mo se empenha em divulgar e informar so­bre o tema adoção, construindo uma cultu­ra de adoção sem preconceitos.

Mais informações: contato@gaasemente. org.br, facebook.com/gaasemente,
tel. 11- 94126-6161.

Artigo de Ana Maria Carrara Quaggio, diretora técnica do GAA Semente

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica