Estética

Conheça os principais ativos que agem no combate à celulite

Comentário(s) 07 março 2017

celulite

Acumulada, geralmente, na região das pernas e da barriga, a celulite é uma inflamação subcutânea causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas, que fazem as células incharem e endurecerem. Ela está presente na maioria das mulheres e causa um aspecto desforme na pele, incômodo a muitas pessoas e é considerada inimigo número 1 da vaidade feminina.

Ainda assim, há como driblar o problema e contornar a situação aparente, investindo em cosméticos com princípios ativos específicos. A dra. Rebeca Nadaluti, farmacêutica especialista em cosméticos da Legrand, explica como algumas substâncias presentes em cremes anticelulites ajudam a amenizar a questão.

CAFEÍNA

O nosso cafezinho diário não só desperta, mas também age no combate aos furinhos tão indesejados. A substância responsável por essa ação não é só encontrada na bebida queridinha dos executivos, mas também na erva-mate, cacau e guaraná. “A cafeína é um alcaloide, derivado da xantina, responsável por ajudar a dissolver a gordura e aumentar a circulação sanguínea, além de possuir ação antioxidante”, afirma a farmacêutica.

Como age no organismo

Por ter um alto poder de permeação cutânea, o ativo age em profundidade nas células adiposas e promove a quebra e queima de moléculas de gordura, processo tecnicamente chamado de lipólise. Dessa forma, o resultado é a redução do número de adipócitos e a diminuição do seu diâmetro.

XANTALGOSIL C

É feito a partir condensação de acefilina, uma xantina da mesma família da cafeína, associada ao ácido algínico, obtido através da alga marrom e ligados ao silício orgânico. Para a ação na pele, a substância deve ser aplicada a fim de reduzir medidas, celulite e conter a flacidez.

Como age no organismo

O Xantalgosil C funciona com um duplo mecanismo de ação no combate aos furinhos tão indesejados: ele impede que a gordura entre nos adipócitos e queima a tal substância presente dentro destas células. “Por ser associado ao silício orgânico, o Xantalgosil pode ajudar na reestruturação do tecido, dando firmeza ao local onde é aplicado”, explica a especialista em cosméticos.

CASTANHA-DA-ÍNDIA

Proveniente de uma árvore robusta de até 25 metros de altura, copa enorme e abobadada, a castanha-da-Índia é utilizada na medicina popular contra problemas de circulação. Assim sendo, dois dos principais fatores responsáveis pelo aparecimento e agravamento da celulite são trabalhados: a eliminação das toxinas subcutâneas, através do fortalecimento dos vasos sanguíneos, e a estimulação da fluidez do sangue, reduzindo a retenção de líquidos.

Como age no organismo

O extrato da castanha-da-Índia (AesculusHippocastanus L) contém vários princípios ativos, como as Cumarinas e Flavonoides, que apresentam ação protetora vascular, possuem propriedades anti-inflamatórias e vasoativas, estimulam a circulação e auxiliam na eliminação das toxinas subcutâneas.

ÓLEO DE CÁRTAMO

Do hebraico, cártamo ou kartami significa tingir. Ele era usado como corante em muitos alimentos e fazia parte da culinária africana e asiática. A substância vem de uma planta bulbosa, que também é denominada de açafrão-bastardo, açafrão-agreste, açafrão-bravo ou, simplesmente, açafrão. Em 2007, foi modificado para produzir insulina no tratamento contra a diabetes.

Como age no organismo

Uma das ações do óleo de Cártamo é impedir que os lipídios da circulação sanguínea entrem nas células adiposas. “Além de ser hidratante, é um antioxidante natural, que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, pelo fato de inibir a enzima LPL”, explica a dra. Rebeca.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica