Esportes

Corrida, bem-estar, saúde e qualidade de vida

Comentário(s) 01 novembro 2016

cnmA corrida de rua ainda é um dos esportes que con­quistam inúmeros adep­tos no mundo todo, reco­mendado para o bem-es­tar físico e mental. Mas antes de começar a cor­rer é importante analisar seu estado físico, pois ca­da pessoa tem um ritmo diferente e é importante respeitá-lo para evitar le­sões, assim como passar por uma avaliação médi­ca, evitando futuras sur­presas desagradáveis.

Deve-se iniciar sempre respeitando as individua­lidades e seguindo as de­vidas orientações, sem exageros e dentro dos li­mites de cada um. Inicia-se com treinos de adaptação (corrida leve com caminhada), fazendo as evoluções progressivamente, até conseguir correr por um período maior, sem a necessidade de caminhar.

A formação de grupos está em constan­te crescimento, mas, por que correr em gru­po? O incentivo de outras pessoas quebra a monotonia, melhora a interação entre as pessoas, cria laços de amizades, proporcio­na maior incentivo uns com os outros, me­lhorando assim a autoestima e evitando a desistência.

Entre os benefícios que a corrida propor­ciona estão: redução da gordura corporal; melhora da ansiedade e tensão, da qualida­de do sono, da capacidade cardiovascular e pulmonar, da força e resistência de membros inferiores e dos níveis de colesterol; auxílio na redução da osteoporose.

Não podemos esquecer todo suporte ne­cessário para que sua cor­rida seja saudável e longe de lesões. Associar a cor­rida com outras ativida­des, como musculação, treinamento funcional ou Pilates é importante, pois dá ao corpo uma melhor estrutura muscular para suportar todo o impac­to, preservando as arti­culações e fortalecendo os ossos. Os treinos comple­mentares também são de grande importância e tra­zem inúmeros benefícios para o corredor. A natação e o ciclismo são atividades de baixo impacto, mas que possibilitam ao aluno um trabalho de fortalecimen­to de membros inferiores e cardiorrespiratório, também preservando as articulações.cnm2

Uma novidade que complementa a vida do corredor é o Zero Runner, equipamento que simula a corrida, mas sem impacto al­gum, podendo ser usado por qualquer pes­soa em diferentes níveis de condicionamen­to. Corredores com lesões ocasionadas por impacto podem se beneficiar muito com o Zero Runner, pois podem manter o condi­cionamento sem o perigo de piorar o qua­dro de dor e da própria contusão. O equipa­mento tem sido muito utilizado para reabi­litação, sendo possível continuar os treinos sem impacto, não deixando de fazer o trata­mento proposto pelo médico.

Artigo de Mamoru Kuba Junior (Cref 039277 G/S.P), professor de Musculação e Corrida do CNM Sport Center, que fica na Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 368, Jundiaí, tel. 11-4582-5233

Edição 224

Setembro 2017

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