Esportes

Corrida e musculação: como combinar as duas e render mais

Comentário(s) 09 agosto 2015

Realizar atividades físicas regularmente é uma das melhores formas de manter a saúde, prezando por uma vida melhor e pensando, também, no futuro. Segundo o personal trainer Carlos Vidal,uma das melhores modalidades que pode ser realizada, atualmente, é a musculação, pois ela trabalha o corpo como um todo, se feita da maneira adequada.

musculacaoAlguns dos muitos benefícios que os exercícios apresentam são: a perda de gordura, ganho de massa muscular e prevenção de doenças, como diabetes ou osteoporose. Entretanto, assim como outras modalidades esportivas, quando combinada, a musculação pode ser ainda mais positiva para seus praticantes. Uma das opções para incrementar seu treino é a corrida.

Segundo Carlos Vidal, para quem quer atingir resultados melhores nos seus treinos, incluir a corrida na sua rotina pode ser uma boa. “Alternar entre corrida e musculação pode ser bom para quem treina com intuito de participar de maratonas ou outros tipos de competições esportivas, mas, para quem faz por prazer e/ou para emagrecer ou manter seu peso, fazer as duas atividades no mesmo dia é uma boa ideia, já que a musculatura em si precisa entre 24h e 48h para se recuperar, dependendo da intensidade do treino”, comenta.

corridaO personal diz que a decisão de correr antes ou depois dos treinos deve ser feita de acordo com as necessidades e objetivos de cada um. “Para quem quer fortalecer os músculos para suas corridas, por exemplo, é recomendável que a musculação seja realizada após o treino com corrida, para que haja melhor oxigenação do corpo. Já para quem quer perder peso, os exercícios de força devem ser realizados antes da corrida, pois, quando você se exercita, seu corpo usa o glicogênio como fonte de energia, e, quando ele se esgota, usa a gordura com a mesma finalidade. Então, como o glicogênio é mais consumido na musculação, é na corrida que o processo de perda de peso se acelera”, explica.

E para quem quer ganhar massa muscular, a opção de correr depois dos exercícios de peso também é a melhor, exatamente porque, como o glicogênio se esvai rapidamente, a pessoa acaba emagrecendo ao invés de aumentar sua massa, caso corra antes de fazer musculação. “É tudo uma questão de identificar suas prioridades e seguir por este caminho. Adequar seus treinos ao que seu corpo pede pode não ser tão fácil, mas, a longo prazo, é a melhor opção”, afirma.

Vidal finaliza, lembrando que, para se exercitar da maneira correta, é necessário ter acompanhamento de um profissional capacitado, para que possíveis lesões e outros problemas decorrentes da má prática do esporte sejam evitados.

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica