Tendência

Creche para idosos: uma nova opção!

Comentário(s) 30 maio 2019

COMVIVER

Com o aumento da expectativa de vida temos vivido cada vez mais a realida­de da preocupação em deixar nossos pais e avós sozinhos em casa.

Queremos que eles tenham um envelhe­cimento mais saudável e feliz, porém com as atribuições do dia a dia não damos conta de oferecer tanto a nossa companhia quan­to gostaríamos, nem mesmo as ati­vidades ideais pa­ra eles. Com as limi­tações da idade ou com algumas com­plicações oriundas de doenças, nos preocupamos ain­da mais com sua se­gurança.

A creche vem pa­ra preencher essa lacuna, oferecendo cuidados de higiene e alimentação aliados a atividades físicas, cog­nitivas, recreativas e de socialização.

É uma opção à institucionalização (Casas de Repouso) quando essas ainda não são ne­cessárias, pois privilegia a continuidade de sua personalidade, da sua autoestima, do autocuidado e do convívio familiar e social. Também é uma opção aos cuidados domici­liares que, além do alto custo, trazem o risco maior de isolamento social e da inatividade, que trarão a degradação progressiva de sua saúde física, mental e emocional.

Temos que lembrar ainda do familiar cuida­dor, que muitas vezes também é idoso e car­rega uma carga física e emocional bastante desgastante, o que pode ocasionar conflitos familiares e novas doenças em casa.

O que é uma creche de idosos?

- É uma casa pensada para idosos que pre­cisam de supervisão, atenção e cuidados du­rante o dia, porém, sem abrir mão da diver­são, da interação social e da manutenção de sua saúde física, psíquica e emocional. Es­se idoso volta ao fim do dia e nos fins de se­mana para o conví­vio familiar, tão im­portante nessa fase da vida.

- É um local onde a proposta princi­pal é garantir a qua­lidade de vida do idoso por meio de atividades físicas, mentais e sociais, além dos cuidados adequados.

- É um espaço onde ocorrem atividades es­porádicas em forma de oficinas e aulas, como artesanato, pintura e dança, entre outras. Po­de ser frequentada por idosos mais indepen­dentes que desejam ter um local como refe­rência para passar momentos de descontra­ção, fazendo novas amizades e adquirindo no­vos conhecimentos e habilidades.

A ComViver, que fica na Rua Olga Frige­ri Pizzinato, 50, Jd. Merci, vem oferecer essa nova opção em Jundiaí. Oferecemos pacotes diferenciados e individualizados.

Por Fabiana Volpe, enfermeira, e Mariana de Jesus, psicóloga.
Contato: 11-97095-8595, 99552-6994,
contato@comvivercrecheparaidosos.com.br

Edição 250

Novembro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica