Estética

Criolipólise: alerta para o tratamento da moda

Comentário(s) 23 novembro 2015

Dra Iara Esteves

Dra Iara Esteves

A criolipólise é uma técnica pa­ra o tratamen­to da gordura localizada. Descoberta em Harvard, em 2008, passou a ser utilizada com a finalidade estética a partir de 2010, e vem ganhando seu es­paço desde então. A lipoaspiração ainda é o tratamento mais eficaz para eliminar a gor­dura localizada. Mas se trata de um procedi­mento cirúrgico, que envolve internação e pe­ríodo de recuperação pós-operatório, exigin­do um maior planejamento de tempo e finan­ceiro. É aí que a criolipólise leva vantagem, pois é um procedimento muito simples, que pode ser realizado no horá­rio de almoço, por exemplo, podendo retornar ao traba­lho logo após.

Trata-se da técnica não in­vasiva que mais se asseme­lha ao resultado de uma li­po, uma vez que é realmen­te capaz de eliminar a célu­la de gordura, e não apenas diminuí-la de tamanho, co­mo a maioria dos tratamen­tos estéticos. A sua eficácia aliada à praticidade de se re­alizar uma sessão de crioli­pólise levou a técnica a tor­nar-se a queridinha do mo­mento em clínicas de estética.gordura

E aí é que mora o perigo. Muitas clínicas não têm profissionais habilitados a realizar o procedimento. E muito menos capazes de avaliar, indicar corretamente a técnica e re­alizá-la com segurança. Cobram preços mui­to inferiores ao de mercado, utilizando apa­relhos sem procedência, sem registro da An­visa, sem película protetora ou uma “simi­lar”. Desconhecem os pa­râmetros da técnica ou usam uma dosimetria in­correta do aparelho, po­dendo não produzir re­sultado algum ou, pior, deixar sequelas irrepa­ráveis na região traba­lhada. Isso é muito gra­ve. É um risco que não vale a pena pela apa­rente economia.

Infelizmente, é o que vem surgindo na mí­dia juntamente com o sucesso da própria téc­nica. Em nenhum caso divulgado vimos pro­fissionais qualificados envolvidos. Portanto, se você deseja realizar um tratamento, seja por finalidade estética ou de saúde, procu­re um lugar com profissio­nais qualificados. Seja sua queixa uma simples gordu­ra localizada ou processo de emagrecimento, uma avalia­ção é imprescindível: é o que vai determinar o sucesso do seu tratamento e fazer va­ler cada centavo do seu in­vestimento. Muitas vezes não é uma técnica especí­fica que resolverá seu pro­blema e sim um tratamen­to multiprofissional. Novi­dades tecnológicas surgem a todo momento e são mui­to bem-vindas desde que te­nham o devido respaldo científico e profis­sional habilitado a utilizá-las.

Dra. Iara Esteves é fisioterapeuta dermatofuncional e vascular (Crefito 47.061-F), pós-graduada pelo Programa de Pesquisa Científica em Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Atende na Clínica Hares (tel. 11-4807-2240)

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica