Estética

Cronograma capilar garante cabelos bonitos e saudáveis

Comentário(s) 13 março 2019

cabelo beleza

Mulheres estão sempre pensando em mudar o visual. Quando tomam coragem, uma das principais escolhas é mudar a cor dos fios. Mas, é preciso alguns cuidados antes da química para que o resultado seja satisfatório e os cabelos continuem saudáveis. Um deles é o cronograma capilar, indicado para repor nutrientes, água e massa para os fios danificados por outros processos químicos. Segundo o hairstylist Bruno Oliver, à frente do Oliver Salon, para um cabelo bonito e saudável com mechas, as recomendações vão depender do diagnóstico realizado pelo profissional.

“É fundamental que o cabelo seja analisado totalmente antes do tratamento químico, através do teste de mechas. A partir deste, dependendo da necessidade de cada cabelo pode ser oferecido o cronograma capilar, com uma sequência de tratamentos, como hidratação, nutrição ou reconstrução”, pontua.

Cada cabelo tem uma necessidade específica. “O profissional vai identificar características do fio e os processos químicos por quais já passou e indicará qual será o cronograma ideal de tratamentos. Pode-se iniciar então o procedimento mais indicado para o estado atual do cabelo”, esclarece Oliver.

O indicado é fazer o cronograma antes das mechas, pois o processo de descoloração faz com que o cabelo perca um pouco da saúde natural. O resultado esperado com ele é o cabelo saudável, brilhoso, com movimento, sem frizz. “Para quem faz as mechas com frequência, o ideal é fazer o cronograma capilar sempre, para manter a cor do cabelo sempre bonita, as pontas hidratadas e prontas para receber a química novamente”, afirma Bruno.

Confira as etapas do cronograma capilar:

Hidratação: devolve água aos fios deixando-os macios, saudáveis, com movimento e brilhantes.

A hidratação serve para todos os tipos de cabelos com ou sem química. Mesmo os fios oleosos devem fazer hidratação, pois a oleosidade só se encontra na raiz.

O meio e as pontas dos cabelos tendem a ressecar mais por causa de químicas ou até ações do tempo, sol, mar, cloro, água muito quente ou uso excessivo de babyliss e chapinhas.

O ideal é fazer a hidratação uma vez por semana.

Nutrição: devolve vitaminas e lipídios e óleos naturais do cabelo.

Fios com muito frizz, armados, com excesso de volume ou ressecados por processos químicos devem fazer tratamentos de nutrição.

Ela também serve para manter a água dentro deles. Como água e óleo não se misturam, a água (hidratação) permanece no interior dos fios e o óleo (nutrição) em volta, impedindo que a água saia e que os fios fiquem desidratados.

Obs: Os fios cacheados dependem de uma nutrição maior para que os cachos fiquem definidos.

Reconstrução: devolve queratina, proteína e aminoácidos que foram perdidos por meio de processos químicos que deixaram o cabelo sensível, elástico ou quebradiço.

O tratamento penetra na camada mais profunda do cabelo e devolve toda vitalidade e estrutura para que fiquem fortes e saudáveis.

Deve-se tomar cuidado, pois queratina em excesso pode deixar os fios duros e pode até mesmo quebrá-los. O mais indicado é usar a queratina no salão e a máscara reconstrutora como manutenção em casa.

Obs: reconstrução é indicada uma vez no mês. O ideal é intercalar a reconstrução com hidratação e nutrição.

Edição 241

Fevereiro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica