Saúde

Cuidados com a alimentação durante o Carnaval

Comentário(s) 25 fevereiro 2019

O Carnaval está chegando, mas além das fantasias que serão utilizadas nos dias de festa, é importante ficar atento à alimentação e, sobretudo, à hidratação do corpo durante os dias de folia. Pensando nisso, Cleonice Pereira, nutricionista que atende pelo GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços da América Latina, separou algumas dicas de como se manter cheio de energia para curtir a festa. Um verdadeiro guia nutricional do folião. Confira abaixo quais são elas.

Alimentação

Antes do bloquinho: é recomendado fazer uma refeição simples, mas completa. Salada, legumes e frutas são importantes pelo alto valor nutricional. A escolha de alimentos integrais como pães, arroz e cereais são ideais, pois os grãos integrais são importantes fontes de fibras, solúveis e insolúveis. As solúveis, principalmente, favorecem o esvaziamento gástrico mais lento, fazendo com que o carboidrato ingerido na alimentação seja absorvido lentamente em forma de glicose, promovendo uma energia muito mais duradoura.

Durante o bloquinho: água sempre! Paralelo às bebidas destiladas e cervejas, é interessante comer barrinhas de cereal com nuts e ômega 3 ou frutas secas, como uvas passa e damasco seco etc. Esses petiscos, além de serem fáceis de encontrar e práticos de carregar, possuem alto teor de frutose (oferecem bastante energia) e são muito nutritivos.

Depois do bloquinho: a união do útil ao agradável sempre é favorável. As barraquinhas de rua sempre vendem lanches e eles são ótimas escolhas para não deixar o estômago ficar vazio por muito tempo, ainda mais depois de horas de folia. Caso exista a possibilidade, optar por lanches integrais para manter a energia.

Hidratação

Evite refrigerante: ao contrário do que se popularmente acredita, refrigerantes não matam a sede, mas desidratam as células do corpo. As melhores opções são água (sobretudo) e limonada gelada.

Cura-ressaca: o suco de limão hidrata e ajuda no controle do Ph do corpo humano, mantendo-o mais alcalino, o que lhe proporciona muito mais saúde e vitalidade. E uma ótima opção é misturá-lo com o suco de uma outra fruta ácida, como, por exemplo, a manga

Edição 241

Fevereiro 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica