Saúde

Cuidados com a alimentação no inverno

Comentário(s) 09 julho 2018

A estação mais fria do ano chegou e com as baixas temperaturas, para muitas pessoas vêm também o aumento do apetite e a procura por alimentos mais calóricos. Além disso, a prática de atividades físicas também costuma diminuir consideravelmente. O inverno traz alguns desafios na busca da boa forma e, principalmente, na manutenção da imunidade. Mas é possível reverter este cenário!

De acordo com Nina Camargo, nutricionista da Clínica Dr. Newton Roldão, nos dias de frio intenso o nosso organismo busca manter a sua temperatura – entre 36ºC e 37,5ºC – e, para isso, o metabolismo fica acelerado, queimando mais calorias para, consequentemente, produzir mais calor, podendo aumentar a necessidade calórica do nosso corpo. “Mas é importante estar atento a o que comer e evitar os exageros alimentares que, aliados à diminuição de atividades físicas, costumam levar ao ganho de peso em excesso. Deve-se priorizar uma dieta equilibrada, com qualidade nutricional e na quantidade adequada para o gasto de energia necessário”, diz.

Com a diminuição da temperatura, o consumo de saladas geralmente diminui, porém, a nutricionista destaca a importância das verduras e legumes nesta época do ano e sugere alternativas como verduras e legumes refogados, cozidos ou ainda sopas e cremes contendo vegetais. Os alimentos ricos em vitamina C são ótimas opções para o consumo no inverno, já que eles auxiliam na melhora da imunidade e na capacidade de proteger o corpo contra gripes e resfriados. Entre as frutas, há várias opções, como laranja lima, laranja pera, mexerica e morango. Entre os legumes, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame e mandioca são ótimas escolhas. Já no grupo das verduras, alho-porró, brócolis, couve, couve-flor, espinafre e palmito são alternativas nutritivas. “A ingestão destes alimentos aumenta a sensação de saciedade, dão energia e ajudam a hidratar o organismo”, explica Nina.

É importante lembrar que para manter seu organismo saudável, é necessário aliar bons hábitos alimentares (que incluem a ingestão de água) com a prática de exercícios físicos e boas noites de sono. A hidratação adequada é muito importante nesta época, portanto tome bastante água e faça uso de chás, que irão aquecer e hidratar o corpo”, diz a nutricionista.

 

Edição 235

Agosto 2018

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica