Estética

Cuidados com a pele da gestante

Comentário(s) 24 junho 2019

Durante a gravidez, o corpo sofre diversas modificações, dentre elas o estiramento abrupto da pele. Por conta disso alguns cuidados são essenciais para manter a pele lisinha e livre de estrias. A hidratação é uma grande aliada nesse período e dever ser realizada diariamente. O cuidado também se estende para o bebê, que precisa de hidratação específica – além de ser um momento de conexão e carinho.

De acordo com a dra. Flávia Addor, dermatologista titulada pela sociedade brasileira de dermatologia, o ato de passar o creme adequado e massagear a pele do bebê é um momento de conexão, além de ser essencial para aliviar sintomas como as cólicas infantis. “Tal ato, além de reforçar o laço materno, protege a pele do bebê, uma vez que a epiderme e a camada córnea dos pequenos são, respectivamente, mais finas. Esse cuidado deve permanecer também em crianças maiores”, complementa a especialista.

Estudos recentes também comprovam que o uso de hidratantes em crianças de até três anos de idade, com tendência a desenvolver dermatite atópica, é capaz de reduzir a incidência dos sintomas comuns da doença, além de evitar o prejuízo do sono e das atividades diárias da criança, finaliza.

Abaixo, a médica indica algumas dicas e benefícios que a hidratação ideal pode trazer para a pele:

Utilizar cremes próprios para gestantes e bebês

Nem todos os cremes são indicados para as gestantes. É importante investir em produtos sem qualquer tipo de fragrância ou cheiro que possam estimular o enjoo, além de privilegiar os que contem matéria-prima que previne a formação de estrias gestacionais. Já nos pequenos, a hidratação contribui para o fortalecimento da barreira cutânea para prevenir futuras dermatites – lembre-se de que devem ser produtos não comedogênicos.

Beber água e cuidar da alimentação

A hidratação é imprescindível desde o início da gestação, e deve vir de dentro para fora. A água é um dos principais benfeitores e potencializa a hidratação tópica, pois só o ato de passar o creme não é suficiente. Além disso, deve-se manter uma alimentação balanceada para evitar ganho de peso excessivo e permanecer com a saúde estável do início ao fim.

Praticar atividades físicas

A atividade física também é responsável por manter a pele firme e evitar estrias, criando resistência. Porém, é preciso lembrar que a gravidez é um período delicado e as intensidades precisam ser mais leves, então nunca descarte o acompanhamento médico.

Utilizar protetor solar todos os dias

Enquanto gestantes, a mulher possui mais estímulo hormonal e maior produção de melanina, o que pode ampliar a possibilidade de manchas escuras na pele. Após a gravidez, é importante que mantenha o hábito, pois é a partir do uso diário do filtro solar que se previne o câncer de pele.

Uma outra dica é: para um acompanhamento preventivo e para que a pele ao chegar a hora do parto, já esteja preparada para receber uma nova vida, deve-se ir ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano.

Edição 247

Agosto 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica