Estética

Cuidados para conquistar mãos jovens, saudáveis e macias

Comentário(s) 27 dezembro 2018

maos

Assim como o rosto, a pele das mãos também necessita de cuidados para permanecer saudável, pois elas também ficam expostas a agressores externos como o sol e a poluição, o que causa irritações, ressecamento e espessamento, além do envelhecimento precoce.

“Além disso, a pele das mãos não tem capacidade de regeneração celular suficiente devido a menor quantidade de folículos e, consequentemente, de glândulas sebáceas, o que faz com que essa área fique mais suscetível a agressões externas. Por isso, as mãos são consideradas a parte do corpo onde é mais difícil esconder os sinais do envelhecimento”, explica a dermatologista dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). Para ajudar você a prevenir o aparecimento de sinais como flacidez, rugas, ressecamento e manchas a especialista deu dicas de cuidados para manter a pele de suas mãos saudáveis. Confira:

- Ande sempre com um hidratante. “Hidratar as mãos diariamente é o cuidado mais básico para quem quer ter mãos jovens e bonitas, pois, além da desagradável sensação de aspereza ao toque, a falta de hidratação nas mãos pode causar fissuras e até descamação na superfície da pele. Por isso, é importante investir em um hidratante específico para mãos, que deve ser aplicado não apenas uma, mas várias vezes ao dia. O ideal é que estes cosméticos contenham substâncias à prova d’água, pois assim o hidratante não saíra totalmente quando você lavar as mãos.”

- Faça uma máscara de hidratação para as mãos. “Semanalmente, após higienizar as mãos, aplique uma camada generosa de hidratante nas mãos e, em seguida, coloque luvas de algodão, permanecendo assim por algumas horas. Este cuidado vai ajudar que os ativos presentes no produto penetrem profundamente em sua pele, hidratando-a e reparando a barreira de proteção do tecido.”

- Esfolie. “Esfoliar a pele das mãos uma vez por semana é essencial para manter a região saudável, pois a esfoliação ajuda a eliminar células mortas da camada superficial da pele, o que resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica mais sedosa, lisa e pronta para receber a hidratação. Nas farmácias e perfumarias existem diversas marcas de esfoliantes para as mãos e é importante que o produto conte com ingredientes como ureia em sua formulação, pois este ativo auxilia na diminuição da espessura da pele e colabora para a melhor penetração dos ativos hidratantes que serão aplicados em seguida.”

- As mãos também pedem fotoproteção. “É nas mãos que os primeiros sinais do envelhecimento começam a surgir e são elas as principais delatoras de nossa idade. Por isso, a fotoproteção da região, com filtro solar FPS 30 de amplo espectro de proteção e à prova d’agua, é essencial para prevenir os danos dos raios solares no tecido, como o fotoenvelhecimento e o surgimento de manchas.”

- Cuidado com a temperatura da água. “Durante o dia lavamos as mãos diversas vezes, o que, se for realizado com água muito quente, pode retirar a oleosidade natural do tecido, ressecando a pele. O ideal então é sempre optar pela água fria ou, no máximo, morna. Além disso, para não ressecar suas mãos ao extremo, procure substituir o seu sabonete comum por um à base de ativos hidratantes, como aloe vera, e evite abusar de sabonetes antibacterianos.”

- Use luvas sempre que necessário. “Se você trabalha com produtos químicos ou realiza tarefas domésticas simples, como lavar a louça, use sempre luvsa nas mãos. Isso por que o contato de produtos agressivos, como detergentes, com a pele das mãos pode, a longo prazo, ressecar e danificar o tecido da região.”

- Procure um dermatologista em casos de ressecamento extremo ou manchas das mãos. “Em casos mais graves de ressecamento das mãos, o dermatologista conta com o recurso de hidratação injetável, que consiste em aplicações mensais de ácido hialurônico de baixo peso molecular com o intuito de hidratar as camadas mais profundas da pele, devolvendo viço, maciez e jovialidade às mãos. O tratamento dura de 3 a 4 sessões que podem ser repetidas a cada seis meses, se necessário. Outra boa opção é o preenchimento das mãos com bioestimuladores, como o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio. Já pata tratar as manchas que surgem nas mãos devido a ação dos raios solares geralmente é utilizado um laser de Nd:YAG Q Switched.”

 

Edição 243

Abril 2019

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica