Saúde

Da crise ao desenvolvimento

Comentário(s) 13 maio 2017

O coaching é uma técnica de desenvol­vimento pessoal utilizada para am­pliar autoconhecimento e descor­tinar potencialidades existentes que preci­sam ser desenvolvidas. Amplia a visão de si, o que facilita a tomada de decisão e a busca de alternativas para lidar com cenários em constantes mudanças.

Não se trata de uma técnica exclusiva para o âmbito profissional. É muito comum ter como motivação inicial a carreira e, no decorrer do pro­cesso, se transfor­mar em busca de mais qualidade, bem-estar e uma vida com mais significado.

Com conversas sigilosas de 1h a 1h30 cada encon­tro, entre coach e coachee, o processo tem duração, em média, de 3 a 5 meses, sendo que o que norteia o tra­balho é o alcance da meta do coachee. Em al­guns casos, pode ser recomendado um psicó­logo para um trabalho terapêutico paralelo.

Quem passa pelo processo de coaching percebe uma imensa diferença na sua forma de atuação, já que entre os benefícios estão a pessoa ficar mais conectada com seu po­tencial, mais confiança, e melhora na comu­nicação e relações interpessoais.

Aliado ao psicodrama, o coaching traz uma nova visão para o processo tradicional, sendo o principal diferencial a forma como são fei­tas as reflexões, seja por meio de objetos in­termediários, que ajudam o coachee a se co­nectar com o mais profundo do seu ser, sem acionar resistências, trazendo para o nível consciente aquilo que estava no inconsciente. Ou clusters de papéis que ajudam o coachee a olhar suas dificuldades na matriz de identida­de e gerar aprendizagem para aquilo que ele quer rematrizar e interromper ciclos que não trazem o resulta­do esperado.

O processo de coaching aliado às ações psico­dramáticas aju­da a ampliar a au­tonomia do coa­chee sobre suas escolhas, possi­bilitando equili­brar seus papéis sociais e desen­volver inteligência emocional para assumir a autoria de sua vida, aproveitando o mo­mento para se desenvolver e se destacar na vida pessoal e profissional.

Artigo de Amanda Poleti é fundadora da Despertar – Desenvolvendo Pessoas e Organizações. É palestrante, coach, consultora em Desenvolvimento Humano e Organizacional, com vivência de mais de 20 anos em Recursos Humanos em empresas de grande porte. Contatos: 11-99667-2459, amanda.poleti@despertardpo.com.br

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica