Esportes

Dança de salão: lazer, saúde e bem-estar

Comentário(s) 29 março 2017

danca salao cnmA dança, em qualquer de suas manifes­tações ou formas expressivas, é um espelho e maneira de demonstrar sua arte, emoção, sentimento, filosofia, tudo por meio da música ou qualquer outra ativi­dade com movimentação ritmada.

Todos nós sabemos da importância de mo­vimentar o corpo. E por que não fazer isso por meio da dança de salão? Ela é uma mo­dalidade de dança na qual os pares de dan­çarinos sincronizam passos e figuras ao som da música, mantendo-se dentro de normas sociais em relação ao contato entre eles e com os outros pares no salão. Dessa forma, mui­tos procuram a dança de salão como terapia, seja em aulas estruturadas de Educação Física, em bailes, em encontros de famílias etc.

Além de ser uma exce­lente forma de ativida­de física, a dança de sa­lão traz diversos bene­fícios, como a melhora na coordenação moto­ra, ritmo, memória, flexi­bilidade, equilíbrio, con­centração, resistência e força muscular, postura, consciência corporal, condicionamento car­diorrespiratório etc, além de aliviar o estres­se do dia a dia. E, pela modalidade de dan­ça ser praticada aos pares, ocorre um gran­de contato entre as pessoas, com uma maior interação social, algo que nos dias de hoje vem se perdendo.

Atualmente na dança de salão aqui no Bra­sil existem alguns ritmos que são mais conhe­cidos, como bolero, forró, samba de gafieira, samba rock, rock soltinho, salsa, tango, zouk, lambada, bachata, sertanejo universitário, e vanera paulista.

No CNM Sport Center a dança de salão é abordada em sua grade de aulas, sendo tra­balhados os quatros principais ritmos.

- Bolero: com sua forma mais românti­ca e de ritmo mais cadenciado, origina-se em Cuba, porém tem algumas de suas raí­zes espanholas. É um dos ritmos mais toca­do nos bailes.

- Forró: estilo de dança tradicional da re­gião Nordeste do país, traz com ele toda sua alegria misturando diversos ritmos musi­cais, como o baião, o xote, o xaxado e a qua­drilha.

- Samba de Gafieira: nascido nas cha­madas gafieiras (bares) do Rio de Janeiro, traz em suas raízes toda a malandragem dos bo­êmios.

- Rock Soltinho: abrange todos os rit­mos que antes não eram dançados em casais. So­fre grande influência do swing, tradicional nos EUA, e do rock dos anos 50 e 60.

A dança de salão é uma excelente opção pra quem busca fazer uma atividade física regular, sem querer ficar todo dia em uma sala de musculação, ou praticando ati­vidades tradicionais das academias.

A CNM convida vocês para uma dança. Não perca tempo e venha dançar com a gente! Não é necessário ter par para iniciar as au­las, que acontecem às sextas-feiras, das 18h30 às 20h.

Artigo de Rafael Taryk (Cref 120882-G/SP), professor de Educação Física com extensão em Dança de Salão e Dança Esportiva. Participa de competições em âmbito nacional da modalidade. Atua na Academia CNM Sport Center. Contatos:11-4582-5233, www.academiacnm.com

 

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica