Estética

De olho nas cicatrizes

Comentário(s) 27 maio 2017

cicatriz

Cicatrizes são uma resposta do corpo decorrente de algum ferimento, queimadura, trauma. O problema é quando, esteticamente, a cicatriz se localiza num local muito aparente, como a face.

Segundo o cirurgião plástico Alenxandre Kataoka, uma vez formada, a cicatriz é definitiva. A cirurgia plástica pode melhorar o aspecto da cicatriz, não retirá-la. Na verdade o que se faz é uma cicatriz de melhor aspecto e também reposicionando esta cicatriz, seja dentro de uma ruga, num sulco, numa estria, deixando-a menos evidente.

O profissional explica que receitas caseiras para melhorar a cicatriz são perigosas, pois podem infeccionar a lesão e piorar ainda mais o processo da cicatrização. O indicado é lavar o ferimento com água e sabão e procurar um médico.

“Caso haja necessidade de cirurgia plástica, é importante não usar remédios sem recomendação médica, nem fumar no pré-operatório”, diz ele. “O cirurgião plástico deve orientar o paciente sobre o que usar antes e depois para ajudar a amenizar as cicatrizes (como hidratantes)”.

Outro tipo de cicatriz que merece atenção é a queloide, comum em peles negras e morenas.

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica