Saúde

Deixe seu sorriso mais bonito

Comentário(s) 01 junho 2015

Dra. Elaine Maria Hentz

Dra. Elaine Maria Hentz

Saúde e bem-es­tar são uma conquista diária e um be­lo sorriso tam­bém. Atualmen­te, com a odon­tologia moder­na e as tecnolo­gias oferecidas, está cada vez mais fácil ter um sorriso sau­dável e bonito.

O clareamento dental é um dos procedi­mentos mais procurados pelos pacientes que buscam uma melhora na aparência do sorri­so, principalmente por ser uma solução não invasiva e segura.

Das técnicas existentes, duas opções são as mais usadas: o clareamento em consultório e o chamado clareamento caseiro.

Os dois procedimentos seguem o mesmo princípio, a ação de um gel (peróxido de hi­drogênio ou de carbamida), em diferentes concentrações, que libera oxigênio clareando a cor do dente. No clareamento feito no con­sultório fazemos a proteção da gengiva e po­de ser usada uma fonte de luz para acelerar o processo. Em média, são necessárias 3 ses­sões, dependendo de cada caso, e é indicado principalmente para o paciente que precisa de rapidez no tratamento ou não dispõe de condições para realizar a técnica do clarea­mento caseiro supervisionado.

No clareamento caseiro é usada uma pla­ca de clareamento confeccionada para ca­da paciente on­de será colocado o gel, que deve ser usado diaria­mente até que se consiga a tonali­dade desejada, conforme orien­tação do cirur­gião-dentista.

Antes de qual­quer procedimento de clareamento o pa­ciente deve passar por um detalhado exa­me clínico para verificar a presença de cá­ries, dentina exposta, trincas, restaurações com infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante e depois do tratamento.

O clareamento é indicado a partir dos 16 anos e embora não haja dados científi­cos que descrevam danos ao feto ou ao be­bê, não é recomendado em pacientes grávi­das e lactantes.

Durante o tratamento deve-se evitar o con­sumo de alimentos corantes, como café, vi­nho tinto, chás, bebidas cítricas, açaí, refri­gerantes etc.

Para uma maior durabilidade do clarea­mento e da saúde geral dos dentes é reco­mendado visitar o dentista de seis em seis meses e escovar os dentes depois de ca­da refeição, completando com o uso do fio dental.

Dra. Elaine Maria Hentz é cirurgiã-dentista (CROSP-SP 36.080). Tel. 11-4586-8103

Edição 224

Setembro 2017

Confira as edições anteriores

© Jornal Mexa-se 2013 todos os direitos reservados.

io! Comunica